Com reformulação de embalagens, Ceratti registra aumento de 44% nas vendas

A mudança de embalagens dos frios fatiados da Ceratti resultou em aumento de 44% nas vendas nos últimos dois anos. A busca por diferenciação no ponto de venda e pela comunicação de um posicionamento premium, aliados à tradição do artesanal, possibilitaram que o branding fosse além da identidade visual: a embalagem também precisava ser reformulada.

A partir da colaboração entre os vários elos da cadeia de embalagem, norteados pela inovação, a Ceratti ganhou uma embalagem inovadora nesta categoria de produto. “Antes, tínhamos diversas linhas com diferentes apelos visuais. O material da embalagem era todo laminado e com brilho, sem destaque para a marca. Por isso, a nova embalagem foi fundamental para nos diferenciar na prateleira e reforçar o posicionamento da marca”, diz Joseane Rocha, Supervisora de P&D Embalagens na Ceratti.

A agência CP+B foi a responsável pela criação da nova identidade que contemplou a aparência de papel kraft com uma ilustração que traduzisse os atributos de uma marca autêntica, artesanal e cheia de história. 

As embalagens Cryovac foram produzidas pela Sealed Air com a missão de garantir uma embalagem que trouxesse a aparência de uma caixa de papel kraft, reforçando os atributos da marca Ceratti. Ao mesmo tempo, havia o desafio de reduzir a espessura do filme protetor, sem comprometer a barreira de proteção do produto que garante a sua integridade. 

“Faz parte do nosso compromisso global de sustentabilidade prover soluções que reduzam o consumo de material, sem comprometer a proteção dos produtos dos nossos clientes” explica Fabio Godeia de Melo, diretor de Marketing Brasil e Líder para o Mercado de Proteínas da Sealed Air na América Latina. Por meio da tecnologia da empresa, as novas embalagens de fatiados da Ceratti usam 30% menos plástico em sua composição em comparação às estruturas de produtos da mesma categoria. Em um ano foi possível reduzir em 8,8 toneladas o consumo de plástico usado nesta linha. “No caso da Ceratti unimos inovação, com foco em sustentabilidade, a um design inédito graças à aplicação localizada de verniz mate. O projeto foi coordenado em conjunto com o Cryovac Studio, nosso departamento de desenvolvimento de embalagens”, comenta Melo.

A Sealed Air contou com a tecnologia de gravação de chapas flexográficas DuPont Cyrel FAST. A solução é composta por chapas e equipamentos de gravação que eliminam o uso de solventes no processo de revelação da chapa, entregando qualidade, produtividade e sustentabilidade.Segundo a DuPont, a solução garante um impacto de GWP (Potencial de Aquecimento Global) 38% menor e um consumo de NRE (Energia Não Renovável) 56% menor em comparação ao processamento digital com solvente. “A preocupação em deixar uma menor pegada ambiental está presente em cada passo do processo e o case Ceratti é um grande exemplo do poder de se combinar tecnologia, criatividade e dedicação de múltiplos times na busca por soluções inovadoras, capazes de alavancar as vendas de um produto via embalagem”, comenta Vinicius Pinho, gerente de contas de DuPont Cyrel Solutions. 

“Hoje oferecemos uma das linhas de fatiados mais completa do mercado em embalagens mais sustentáveis e com um design inconfundível para o consumidor, desde a mortadela ao presunto cru. A aplicação do verniz mate localizado permitiu ainda mantermos janelas de tamanhos variados e de acordo com o produto e destacar, com brilho, elementos como o logotipo. Essa tecnologia foi essencial para diferenciar a linha no PDV”, ressalta Bruno Alves, gerente executivo de Marketing da Ceratti.

Além do aumento nas vendas, a mudança posicionou a Ceratti na vanguarda das embalagens para embutidos, atendendo aos novos hábitos de consumo, pautados por conveniência, sofisticação e sustentabilidade, conforme explica o líder da Sealed Air. “Temos imenso orgulho em fazer parte deste projeto colaborativo e inovador para o desenvolvimento de uma embalagem de tamanho sucesso, que garante total proteção ao produto por sua estrutura de alta barreira, que utiliza menos material e com um design diferenciado e de grande atratividade no PDV”, finaliza Melo.

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