Braskem adquire participação societária na Wise Plásticos

A Braskem assinou contrato para aquisição de ações e subscrição de novas ações de emissão da Wise Plásticos S.A., empresa do setor de reciclagem mecânica. A Braskem totalizará uma participação societária de 61,1% do capital social da Wise e desembolsará o valor estimado de 121 milhões de reais, dos quais parte relevante será aportado na duplicação da capacidade produtiva atual para cerca de 50 mil toneladas de reciclados até 2026. A transação está sujeita à aprovação das autoridades competentes.

A Wise, um player relevante de reciclagem de poliolefinas para companhias de bens de consumo, é uma empresa brasileira sediada no Município de Itatiba (SP) que opera no setor há 15 anos e tem capacidade de reciclar aproximadamente 25 mil toneladas de resíduos plásticos por ano, tendo parceiros relevantes como Unilever e Natura.

A empresa conta com um plano estratégico de expansão cujo objetivo é capturar as oportunidades nesse mercado nos próximos anos, focando em resinas de polipropileno (PP), utilizadas em tampas, utilidades domésticas, eletrodomésticos e de polietileno de alta densidade (PEAD), usadas em embalagens de higiene e limpeza, cosméticos, tubos corrugados, dentre outros.

Para Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem, esta operação mostra a consistência da estratégia da Braskem em acelerar o desenvolvimento da cadeia e alavancar a reciclagem no Brasil. “A transação com a Wise contribui para nosso macro-objetivo de eliminação de resíduos plásticos, que inclui projetos voltados para educação, infraestrutura de reciclagem, reciclagem mecânica e reciclagem avançada”.

“Tanto Braskem quanto Wise possuem a mesma visão e objetivo, que são desenvolver a cadeia e alavancar a reciclagem no país. As equipes trabalharão juntas e com os demais atores do setor de maneira transparente em prol do crescimento do mercado, buscando a evolução da cadeia de suprimentos, melhoria de produtos e do atendimento ao cliente”, diz Bruno Igel que seguirá como CEO da Wise.

Até a aprovação da operação pelo CADE, nada muda para o mercado e a Wise segue vendendo seu portfólio normalmente. Após a aprovação da aquisição de 61% da companhia, a Wise seguirá com governança própria, equipe de gestão e o foco em atender às necessidades de seus clientes atuais e futuros, contando agora com o apoio e potenciais sinergias propiciadas pela entrada da Braskem na Sociedade.

COMENTÁRIOS