Dow e Mura Technology anunciam expansão da reciclagem avançada de plásticos

A Dow e a Mura Technology, pioneira global de uma solução de reciclagem avançada de plásticos, anunciaram o próximo passo em sua parceria para endereçar a questão de resíduos plásticos, com o anúncio da construção de instalações de reciclagem avançada de 120 mil toneladas nos EUA e na Europa – juntas somando até 600 mil toneladas de capacidade anual.

O processo de reciclagem, o HydroPRS (Solução de Reciclagem de Plástico Hidrométrico), desenvolvido pela Mura, pode ser usado para reciclar todos os tipos de plástico, incluindo os flexíveis e multicamadas, que já foram considerados “não recicláveis”. Uma vez implantado em escala, ele tem a capacidade de impedir que milhões de toneladas de plástico e dióxido de carbono sejam introduzidos no meio ambiente.

A Dow desempenhará um papel importante na parceria como um dos principais compradores da matéria-prima circular que a Mura produzirá. Este fornecimento circular, derivado de resíduos plásticos atualmente destinados a aterros ou incineração, reduz a dependência de matérias-primas à base de fósseis e permitirá à Dow produzir uma matéria-prima de plástico reciclado para o desenvolvimento de novos plásticos com qualidade equivalente à do plástico virgem, que são altamente procurados pelas marcas mundiais. Trabalhando em conjunto, a Dow e a Mura garantirão que o plástico tenha uma forma viável de ser recirculado para as cadeias globais de abastecimento, promovendo uma economia circular para os plásticos e aumentando o valor dos resíduos.

Os investimentos planejados pela Mura, bem como os acordos de compra da Dow, representam o maior compromisso já divulgado por ambas as empresas para avançar e escalar as capacidades globais de reciclagem avançada.

“O fortalecimento da parceria da Dow e da Mura é um exemplo de como a Dow trabalha para impulsionar tecnologias inovadoras de reciclagem avançada”, disse Marc van den Biggelaar, Diretor de Reciclagem Avançada da Dow. “Ao investir em novas aplicações, a Dow trabalha para atender à crescente procura de material reciclado dos seus clientes e ter um impacto significativo na cadeia de fornecimento, ajudando a fechar o ciclo dos plásticos. A Dow está empenhada em acelerar uma economia circular para os plásticos e a nossa parceria ampliada com a Mura marca um passo significativo nesta jornada. Como parceiro de longo prazo, estamos animados com o potencial deste processo para reciclar plásticos e ajudar a resolver o desafio dos resíduos.”

“A tecnologia da Mura foi concebida para promover uma economia global de plásticos circulares e a nossa parceria com a Dow é um fator potencializador essencial para levar o HydroPRS a todos os cantos do mundo. Este passo na nossa parceria e nos recursos fornecidos pela Dow irá permitir financiar e aumentar drasticamente a capacidade de reciclagem e permitirá que os plásticos circulares entrem em escala nas cadeias globais de abastecimento”, diz Steve Mahon, CEO da Mura Technology

A primeira fábrica do mundo a utilizar o processo HydroPRS, localizada em Teesside, Reino Unido, deve inicias ar operações em 2023, com uma linha de produção de 20 mil toneladas por ano, destinada a abastecer a Dow com uma matéria-prima 100% reciclada.

Complementando o progresso na área de reciclagem avançada, estão outros projetos reciclagem mecânica e ecossistema de resíduos também recém anunciados.

COMENTÁRIOS