Paraibuna Embalagens completa 59 anos de atividades

A Paraibuna Embalagens comemora neste mês 59 anos e, para celebrar a data, os colaboradores da unidade de Juiz de Fora (MG) e de Sapucaia (RJ) se reuniram na última semana.

A celebração teve como foco lembrar o papel de protagonismo de cada colaborador que fez com que a Paraibuna Embalagens alcançasse a dimensão atual. A celebração teve almoço especial, momento em que todos os colaboradores puderam comemorar os 59 anos com uma decoração temática. Também houve o “Momento Celebrar”, com direito a bolo e canto de parabéns, e cada colaborador das duas unidades da empresa ainda recebeu o “lápis semente”.

Todas as ações foram voltadas para destacar a importância do trabalho em equipe para seguir progredindo dentro do mercado sustentável, como é o foco da Paraibuna Embalagens. “Aqui, nós falamos de ideais. Nós falamos do propósito e da missão que nós temos, que é garantir o futuro através da reciclagem. Somos uma empresa verde, amiga do meio ambiente. Para quem começou com um único colaborador e chegamos aqui, é porque nós fomos muito ajudados pelos nossos colaboradores”, disse a superintendente Rachel Marques.

Os motivos de comemoração podem ser expressos em alguns números. Desde o ano de 1963, são mais de 516 mil horas trabalhando com a reciclagem. Ou seja, 21.535 dias transformando papéis velhos que seriam descartados em novos materiais que são convertidos em chapas e embalagens de papelão ondulado. A atividade da empresa contribui diretamente para preservar o planeta como conhecemos, evitando que toneladas de papéis velhos sejam dispensados no meio ambiente e encontrando uma nova utilização para esse material. Para isso, atualmente, a Paraibuna Embalagens conta com um time de mais de mil colaboradores, no somatório das unidades de Juiz de Fora e de Sapucaia.

Integrante da equipe há 56 anos, o supervisor Fernando Reis já passou por cinco setores e fala do crescimento da Paraibuna Embalagens com a propriedade de quem viu cada passo. “O desenvolvimento da empresa não parou nem um minuto”, conta ele, que tem a própria história confundida com a trajetória profissional. “A empresa é minha família. Eu conheço a Paraibuna Embalagens como se fosse uma filha. Criei quatro filhos através da empresa, que me ajudou a sustentar a minha família nesse tempo todo”, diz, orgulhoso.

A coordenadora jurídica Adriana Liguori passou quase toda a vida profissional na Paraibuna Embalagens. Há 35 anos, ela entrou como estagiária no setor jurídico e segue colaborando com o time. “Tudo que eu aprendi e conquistei eu devo ao apoio que encontrei aqui. É uma empresa que é uma escola e eu aprendi muito”, afirma Adriana, que trata a unidade de Juiz de Fora como uma extensão da própria casa e viu boa parte da trajetória de crescimento da empresa. “Hoje, nós estamos em outro patamar. Com muito investimento, em maquinário e nas pessoas. Nós mudamos demais. A empresa, hoje, está profissionalizada. É familiar, mas profissionalizada”.

Outro colaborador que acompanhou a história da Paraibuna Embalagens é o analista de gestão de pessoas Sandro Delgado, que tem 32 anos de trajetória profissional. Para ele, as mudanças tecnológicas exemplificam a revolução passada pela empresa. Das atividades majoritariamente analógicas, a Paraibuna Embalagens se digitalizou nos mais diversos setores para oferecer produtos com a máxima qualidade. “A Paraibuna é minha vida. Inclusive porque eu tenho mais tempo de vida depois de ter entrado na empresa do que antes. Eu me formei em 1988, em 1989 eu entrei na empresa e fiz a minha vida profissional praticamente toda aqui”, lembra Sandro.

Integrante da Paraibuna Embalagens há 45 anos, Sebastião Sobrinho atua na unidade de Sapucaia desde 2017. Para ele, que viu a expansão da empresa e a consolidação como protagonista do setor, a Paraibuna é um local de aprendizados. “A Paraibuna Embalagens é uma escola. Não só para mim, como para qualquer pessoa que já tenha passado pela empresa, todos aprendem muito”, constata. “Hoje, a Paraibuna passou por uma transformação e é uma empresa de grande porte. É emocionante saber que a gente participou desse processo”.

Também colaboradora da unidade de Sapucaia, a operadora Rosimar Oliveira, que atua há 12 anos da Paraibuna Embalagens, lembra do papel importante da empresa dentro do município. “Aqui, em Sapucaia, não havia uma empresa do porte da Paraibuna que poderia gerar tanto emprego. É uma empresa que foi crescendo, no decorrer dos anos, com a gente. E nós fomos crescendo com ela”, diz. “A cada dia, eu vejo a mudança e o comprometimento da empresa para com os colaboradores. A importância da Paraibuna para a nossa vida profissional é esplêndida”.

Para quem ingressou há menos tempo na empresa, o carinho não é diferente. Há três meses, a auxiliar de produção Nathalia de Jesus tem na Paraibuna Embalagens a primeira atividade profissional, após passar oito meses como jovem aprendiz. “A Paraibuna oportunizou – não só para mim, mas para outros que integravam a minha turma aprendizagem -, a oportunidade de continuarmos trabalhando na empresa. Foi importante para a gente porque a Paraibuna nos ajuda a desenvolver nossas habilidades, é uma possibilidade de crescimento profissional”, conta Nathalia.

COMENTÁRIOS