O código de barras, tão conhecido pelos consumidores, passa por transformação e evolui para sua melhor versão: o código 2D. O lançamento de um website com orientações sobre essa evolução é uma iniciativa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, organização responsável pela atribuição de padrões globais de identificação, em parceria com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Associação Brasileira das Indústrias e Setor de Sorvetes (Abis), Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e International Fresh Produce Association (IFPA).
No site é possível conferir de que forma o código bidimensional é capaz de armazenar muito mais informações que o código linear como data de validade, lote, entre outras, com fácil acesso pelos consumidores via smartphone.
Para o varejo, especialmente no ponto de venda, o código 2D significa um impacto positivo muito grande. Os benefícios são inúmeros, como gestão de estoque mais eficiente, menos desperdícios, mais agilidade na reposição e no checkout e controle da data de validade de produtos perecíveis, o que promove muito mais eficiência, qualidade, rentabilidade e satisfação do cliente, cada vez mais exigente.
Todos esses recursos abrem novas possibilidades aos provedores de solução para que ajudem indústrias, varejistas e toda a cadeia produtiva a compartilhar dados da forma mais rápida e transparente. O avanço da tecnologia proporciona oportunidades para a criação de novos negócios, com o desenvolvimento de soluções e serviços essenciais para implantação do código 2D.
Para a Indústria, o código 2D funcionará como uma embalagem estendida, possibilitando a inserção de dados adicionais e variáveis, ações de prevenção de perdas, recall, logística reversa, economia circular, sustentabilidade, campanhas promocionais e muito mais. Tudo isso com um código que pode ser impresso numa área bem menor da embalagem. “Estes são alguns exemplos dos inúmeros benefícios da aplicação dos códigos 2D, que ganham cada vez mais espaço entre empresas de todos os portes e segmentos, para uma melhor interação com seus clientes”, destaca o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.