Novo sistema de fechamento da P&G facilita uso e evita desperdício de detergente

No âmbito das novas embalagens para produtos de limpeza doméstica, os frascos reutilizáveis ​​e os produtos concentrados para maior sustentabilidade roubaram a cena dos últimos tempos. Mas nos Estados Unidos uma nova garrafa da Procter & Gamble para o sabonete líquido Dawn tem uma abordagem diferente, apostando na facilidade de uso para os consumidores, incluindo aqueles com deficiência, e dando um novo significado ao apelido de “embalagem sem frustração”. O novo Dawn EZ-Squeeze tem uma garrafa invertida com tecnologia patenteada, “sem tampa”, que permite que a embalagem fique de cabeça para baixo. Uma válvula auto vedante protege contra vazamentos.

De acordo com Corey Brugh, gerente sênior de marca da P&G na América do Norte, o impulso para o design veio com a observação do uso do produto pelos consumidores no dia-a-dia: virar a garrafa de cabeça para baixo. “Começamos a pensar a partir daí, sabendo que queríamos resolver a frustração de tentar tirar a última gota de sabão, com uma garrafa que ficasse limpa e não exigisse uma tampa para virar”, ele explica.

A Dawn dedicou mais de cinco anos, centenas de projetos de design e milhares de horas de testes no desenvolvimento do Dawn EZ-Squeeze, tornando-o um dos produtos mais pesquisados e rigorosamente testados da P&G nos 50 anos da empresa.

Segundo Brugh, o objetivo das equipes internas de design, embalagem e fabricação da P&G era criar algo com estética bonita e funcional que atendesse às necessidades do consumidor e que também pudesse ser feito em escala. “Nossa primeira área de foco foi o comportamento do consumidor e como podemos tornar a facilidade de uso melhor e mais eficiente”, ele relata. A resposta foi uma garrafa invertida com uma tecnologia patenteada, que permite aos consumidores dispensar o produto com apenas uma mão, já que não há necessidade de abertura de uma tampa.

O sistema de fechamento proprietário é uma “tampa” redonda, opaca e rosqueável, medindo pouco mais de 5,5mm de diâmetro, que atua como base para a garrafa ficar em pé. No centro dessa tampa está a válvula dispensadora. Antes do uso, os consumidores removem uma vedação adesiva sobre a válvula. Para dispensar o detergente, o consumidor aperta a garrafa, o que faz com que a pressão abra a válvula para liberar o produto. Quando o consumidor para de apertar a garrafa, a pressão aplicada na garrafa é liberada, o que resulta na mudança na direção do fluxo do líquido. O detergente então para de dispensar e qualquer produto residual é sugado de volta para a garrafa, juntamente com o ar, para atingir uma pressão de equilíbrio. Não há nenhum sistema adicional sobre a válvula, como tampa flip ou de rosca. O mecanismo permite que a garrafa volte à sua forma original e a válvula retorne à posição fechada, sem desperdício de produto.

A garrafa PET transparente tem um formato oblongo com sulcos verticais ao longo de cada lado que ajudam a segurar a garrafa e fornecem consistência com o design de embalagem de Dawn já existente. A tampa ostenta uma etiqueta que diz “No Flip No Mess” (em tradução livre, “sem virar, sem bagunçar”). Um ícone How2Recycle na parte de trás do recipiente indica que a garrafa pode ser reciclada assim que a tampa for removida.

COMENTÁRIOS