Soluções em rótulos para o setor agroquímico podem auxiliar no combate aos produtos ilegais

Como uma das alternativas para preservar a integridade dos cultivos contra o ataque de pragas e doenças, impactando diretamente no desempenho e produtividade da agricultura, o uso de agrotóxicos tem crescido e despertado preocupação em órgãos reguladores e ambientais brasileiros. De acordo com o Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) a utilização de soluções ilegais ou falsificadas representa 20% do total de aplicações no País, o que pode ser uma ameaça tanto para a lavoura, quanto para a saúde dos agricultores, meio ambiente e consumidores.

Diante desse desafio, a escolha e utilização adequada de rótulos, que atendam às demandas específicas das áreas de Desenvolvimento de Embalagens das indústrias agroquímicas, estão entre as melhores alternativas para garantir a integridade dos produtos, diminuindo as chances de falsificação. Além de destacar a marca, o uso de rótulos autoadesivos permite trazer informações claras sobre recomendações de utilização, advertências e classificação toxicológica. Segundo a legislação nacional vigente (Decreto Nº 4047/2002, que regulamenta a Lei nº 7.082, de 11 de julho de 1989), os rótulos agroquímicos devem, ainda, apresentar robustez, de modo que os materiais utilizados para sua confecção sejam resistentes tanto às ações do tempo, quanto à manipulação durante o transporte e uso.

Pensando em apresentar uma solução que atendesse a todas as necessidades e exigências do setor de defensivos agrícolas, a Avery Dennison desenvolveu o rótulo autoadesivo Fasson® Semigloss Agro/S2055/PET23. com alta performance de adesão em embalagens rígidas de plástico com substratos de baixa energia superficial, como o PEAD (polietileno de alta densidade), muito utilizado em embalagens de agroquímicos. A tecnologia combina excelente performance de adesividade com um frontal de baixa resistência ao rasgo, permitindo identificar tentativas de violação e impossibilitando a reaplicação de rótulos de produtos originais em produtos falsificados, além de contar com liner PET, que garante performance em processos produtivos de dispensamento de rotulagem de alta velocidade.

“O ponto de partida para o desenvolvimento do Fasson® Semigloss Agro/S2055/PET23 foi uma ampla análise das necessidades e requerimentos de rotulagem de produtos agrotóxicos. O Fasson® Semigloss Agro combina uma estrutura de frontal de alta printabilidade, com adesivo S2055 à base borracha, que garante alto desempenho de adesão, e liner PET23, indicado para dispensamentos de alta velocidade. A combinação de toda a estrutura do produto garante melhor eficiência e funcionalidade, tornando o rótulo um aliado importante para evitar a falsificação das embalagens” destaca Renato Rafael, gerente de Produtos América Latina da Avery Dennison . Proveniente de duas origens principais, os agrotóxicos ilegais no Brasil são frutos de contrabandos vindos de outros países, onde a utilização de tais substâncias são permitidas, ou são falsificados, a partir de concentrações dos ingredientes ativos abaixo do registrado e reaproveitamento de rótulos. A análise das embalagens é um dos fatores determinantes para identificar as soluções de má procedência. Normalmente, seus rótulos estão em outro idioma, rasurados ou danificados.

COMENTÁRIOS