Bimbo Brasil reduz 2 mil toneladas de plástico nas embalagens no 1º tri

Focada em reduzir os impactos de suas operações no meio ambiente, a Bimbo Brasil alterou a gramatura de algumas de suas embalagens e deixou de utilizar duas mil toneladas de plástico no primeiro trimestre de 2021. Com a mudança, a companhia reduziu em 24% a utilização da matéria-prima nas embalagens de bisnagas. A ação impactou também na emissão de gases, pois os pallets passaram a comportar mais unidades e a quantidade de viagens para transporte dos produtos diminuiu. Dessa forma, a empresa deixa de emitir 1.700 kg/CO2 por ano.

No próximo semestre, o plano de sustentabilidade será expandido para outras categorias de produtos. Nas embalagens de Rap 10 (Tortilhas),  o valor de diminuição da gramatura da embalagem corresponderá a 8%. “Devemos expandir esse projeto nos próximos meses para alguns produtos dentro da categoria de doces e, com isso, a previsão é que haja uma redução de emissão de 1.066 kg/CO2″, afirma Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.

“Iniciamos o ano com foco na estratégia de sustentabilidade da Bimbo Brasil para garantir a implementação dos projetos no curto prazo. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e teremos outras grandes mudanças nos próximos meses. Estamos trabalhando para ter um programa sólido e de alto impacto positivo na cadeia”, explica o executivo.

A empresa também diminuiu a aplicação de tintas e solventes nas embalagens. Com isso, deixou de utilizar mais de 800 mil quilos de tinta por ano e mais de 1.500 toneladas de solvente por ano.

Em 2021, a Bimbo Brasil lançou o primeiro fitilho sem arame do mercado de pães brasileiro, tornando-se 100% reciclável. A mudança começou a ser implementada em abril deste ano e já contempla 48% da produção da companhia.

A iniciativa faz parte do planejamento da empresa em se tornar cada dia alinhada às práticas ESG do mercado e segue a filosofia do Grupo Bimbo de ser uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana.

COMENTÁRIOS