Diageo faz testes para ter garrafa de vidro “mais sustentável do mercado”

A Diageo, em colaboração com a fabricante de embalagens de vidro Encirc e Glass Futures, empresa de pesquisa e tecnologia em vidros, está fazendo testes para ter a garrafa “mais sustentável do mercado”. As novas embalagens são produzidas em fornos movidos a biocombustível à base de resíduos, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono no processo de fabricação em até 90%.

As garrafas escolhidas para o teste são as do uísque Black & White Scotch. Foram produzidas 173 000 garrafas com vidro 100% reciclado. Segundo a Diageo, trata-se do lote “mais ecologicamente correto já produzido para uma marca de uísque escocês”. O objetivo, após esse primeiro lote, é dar escala ao projeto.

“Estamos empenhados em criar um futuro sustentável para o nosso negócio e isso inclui a procura de novas formas inovadoras de fazer as nossas garrafas para que reduzam a pegada de carbono dos nossos produtos”, diz John Aird, técnico sênior de desenvolvimento de embalagens da Diageo. “Esse teste é apenas um primeiro passo na jornada para ‘descarbonizar’ esse aspecto de nossa cadeia de suprimentos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos muito satisfeitos com os resultados da colaboração e da plataforma que ela cria para inovações futuras”, ele complementa. O projeto faz parte do Programa de Inovação Energética do Departamento do Governo do Reino Unido para Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS), dentro do qual a Glass Futures está liderando uma iniciativa de 7,1 milhões de libras para explorar as rotas mais eficazes para mudar a fabricação de vidro com combustíveis de baixo carbono.

COMENTÁRIOS