Colgate cria embalagem antiaderente de pasta de dentes que aproveita todo o conteúdo

A Colgate apresentou nos Estados Unidos uma nova embalagem reciclável de pasta de dentes que aproveita até a última gota do produto, utilizando a tecnologia LiquiGlide, desenvolvida pela Varanasi Research Group, empresa incubada no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Os criadores do LiquiGlide, professores do MIT Kripa Varanasi e Dave Smith, iniciaram o desenvolvimento com a intenção de resolver o problema de tirar todo o ketchup de uma garrafa. A tecnologia foi apresentada em 2012: um padrão texturizado é aplicado a um determinado material, que é então especialmente tratado para alterar sua química de superfície. Um líquido com uma formulação personalizada é então introduzido, e não só preenche todas as lacunas nas texturas microscópicas da superfície, mas também cria uma camada fina, que é altamente escorregadia. Os materiais que entram em contato com ele, como o ketchup, deslizam facilmente porque não estão em contato com o material da superfície – seja metal, plástico ou vidro –, mas apenas com uma fina camada de líquido.

Outra vantagem do LiquiGlide é que a camada líquida pode ser feita de materiais seguros para alimentos e, em alguns casos, até mesmo feita de alguns dos ingredientes da comida que um recipiente foi projetado para conter. Essa foi a grande virada de jogo da tecnologia. Agora a empresa conseguiu fazer parceria com a Colgate-Palmolive para a criação de embalagens de produtos que, assim como o ketchup, apresentam resistência a sair das embalagens: pastas de dentes.

O primeiro produto da Colgate a utilizar LiquiGlide como parte de sua embalagem é uma nova linha do creme dental Elixir, que é acondiciodo em um tubo reciclável transparente. A linha apresenta três variedades: Colgate Elixir White Restore (branco), Colgate Elixir Gum Booster (rosa) e Colgate Elixir Cool Detox (preto). Graças à integração do LiquiGlide na embalagem, a gravidade e um leve aperto são tudo o que é necessário para extrair até a última gota do tubo. Além de aumentar o valor para o consumidor, a redução do desperdício de produto é sempre uma vantagem para o meio ambiente, tanto para agilizar o processo de reciclagem, quanto para reduzir as demandas de fabricação.

COMENTÁRIOS