A Nabisco, marca de biscoitos e salgadinhos da Mondelez, anunciou uma mudança histórica na embalagem do Barnum’s Animals, um dos seus produtos clássicos vendido nos Estados Unidos, criado em 1902.
Após 116 anos, o biscoito que tem formato de animais, passa a estampar na caixa girafas, leões e elefantes “andando livremente” na natureza. Até agora, os bichos ficavam presos em jaulas de vagões de um trem de circo.
A mudança é motivada pela pressão exercida pela organização de direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que desde abril de 2016 pede à Nabisco que altere o design da embalagem. O argumento é que as jaulas reforçam a ideia de que animais servem para entretenimento.
Como sugestão, o grupo enviou uma imagem para a empresa americana com um pedido para que atualizasse sua embalagem (veja abaixo). O desenho serviu de inspiração para a nova embalagem.
“Quando a PETA falou sobre o Barnum’s, vimos isso como uma grande oportunidade para continuar a manter nossa marca moderna e contemporânea”, disse em comunicado Jason Levine, diretor de marketing da Mondelez para a América do Norte.
A PETA também divulgou nota em resposta à mudança, dizendo que a nova caixa “reflete perfeitamente que nossa sociedade não tolera mais enjaular e acorrentar animais exóticos para shows de circo”.