A cachaça Tatuzinho, marca da Indústrias Reunidas de Bebidas (IRB), tem um novo rótulo, que será distribuído por tempo limitado, durante o primeiro semestre deste ano. O design do rótulo faz alusão indireta à Copa do Mundo. O Tatu, símbolo da marca, aparece com uma bola no pé e a inscrição: “O Dono da Bola”. O mascote oficial da Copa é o tatu-bola Fuleco.
A IRB, que também é detentora de marcas como Velho Barreiro e 3 Fazendas, não figura entre as patrocinadoras do evento.
IRB afirma, em nota, que “não necessariamente” faz menção à Copa. “O objetivo é fazer uma alusão comemorativa à marca tradicional surgida na década de 1950”, explica a empresa.
Além do uso não autorizado de suas marcas registradas, as atividades de proteção às marcas da organizadora da Copa 2014, a Fifa, se estendem a campanhas de marketing ilegais, que tentam tirar proveito do interesse e visibilidade do evento, sem necessariamente fazer uma ligação direta, implementando campanhas criativas que têm como objetivo se conectar ao evento.
“As atividades de marketing de empresas não patrocinadoras que buscam tirar proveito do enorme interesse do público no evento através da presença física no local também podem configurar o marketing de emboscada. O denominador comum de tais atividades de marketing ilegais é que elas procuram principalmente publicidade gratuita”, diz a Fifa, em nota.
A IRB argumenta que “não há o menor risco da possibilidade” de a embalagem ser alvo de punições da Fifa por se enquadrar no marketing de emboscada. “A marca, tanto nominativa como fantasia (com ilustração do tatu-bola, inclusive), possui anterioridade e registros junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)”, afirma a empresa, que também informou não haver “intenção de operar sob forma de oportunidade inadvertida de associação ou marketing de emboscada”.
Fonte: IG