Verallia dobra capacidade em Campo Bom e reduz emissão de carbono

Por Marcos Palhares, de Campo Bom (RS)*

Verallia

No dia 23 de setembro, a Verallia inaugurou oficialmente seu segundo forno na unidade de Campo Bom (RS). Fruto de um investimento de 111 milhões de euros, a ampliação promete dobrar a capacidade de produção atual, de 700.000 embalagens, para 1,4 milhão de unidades por dia até meados de 2026. Com o novo forno, que incorpora sistemas de produção de última geração, a Verallia passa a poder processar 820 toneladas de vidro por dia em sua fábrica gaúcha, com três linhas de produção a mais.

“Esse investimento reforça nosso papel como parceiro estratégico da indústria brasileira de vinhos, espumantes e sucos integrais de uva, que historicamente atendemos em nossa planta de Campo Bom”, define Quintin Testa, diretor-geral da Verallia para a América Latina. “Com o início da operação do novo forno, elevamos nossa capacidade de atender bem não só esse mercado, mas também o exigente setor de bebidas destiladas.”

Além da ampliação no volume produzido, a vidraria aposta em uma tecnologia inovadora, desenvolvida em parceria com a Air Liquide e a Air Industrie Transition e até então inédita no mundo, batizada de HeatOx. A novidade consiste em pré-aquecer o oxigênio a 550°C e o gás natural a 450°C utilizando os gases de exaustão do próprio forno, o que melhora a eficiência térmica e reduz o consumo de oxigênio e combustível. Um sistema complementa o processo com energia elétrica, reduzindo o uso de combustíveis fósseis durante a fusão da massa vítrea. Com isso, é possível diminuir em até 19,6% as emissões de CO2 em relação aos fornos convencionais.

“Essa tecnologia é um passo significativo na jornada da Verallia rumo à descarbonização de seus processos produtivos e à aceleração da inovação em nossos mercados”, explica Patrice Lucas, CEO do Grupo Verallia, que veio ao Brasil para a inauguração, onde reforçou sua aposta na região da América Latina, que nos últimos anos vem apresentando resultados melhores que a Europa. “Esse projeto reflete nossa ambição de investir em tecnologias sustentáveis, fortalecer nossa presença em regiões estratégicas e trabalhar lado a lado com comunidades e parceiros locais.”

O evento de inauguração foi aberto a clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e veículos de imprensa, e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes e de outras autoridades locais.

* Marcos Palhares viajou a Campo Bom a convite da Verallia

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.