Por que a Valda voltou para a lata?

A reinvenção de uma centenária para conquistar a geração jovem

Por Donino Scherer *

Como transformar uma marca centenária sem abrir mão da sua essência? Esse foi o desafio da Eurofarma ao repensar Valda – uma marca que nasceu com o propósito de aliviar desconfortos na garganta e que, ao longo do tempo, conquistou espaço como uma linha versátil de pastilhas, balas e gomas, presente no dia a dia dos brasileiros.

Mais do que um cuidado pontual com a saúde, Valda está evoluindo para acompanhar novos hábitos de consumo, ganhando um posicionamento mais moderno e conectando-se com um público mais jovem. O rebranding surge como uma forma de renovar o frescor da marca, sem perder o vínculo afetivo que atravessa gerações.

O grande trunfo do projeto foi reativar as lendárias latinhas de metal. Sim, aquelas mesmas que marcaram época e que agora retornam trazendo à tona uma memória retrô irresistível. Aliás, retrô é tendência global exatamente por misturar nostalgia e inovação em doses perfeitas.

*Donino Scherer é diretor da unidade de negócios de OTC da Eurofarma

Mas as latinhas não voltaram só para agradar aos nostálgicos de plantão. Essa escolha é uma estratégia que conecta passado e futuro, tradição e inovação, com uma visão sustentável, esfera que pauta demais as empresas e a sociedade atualmente. Valda não apenas abraçou o design mais atraente, como também apostou em sustentabilidade e economia circular, combinadas com qualidade e maior durabilidade. Afinal, latinhas de metal são reutilizáveis e recicláveis.

Outra jogada certeira do rebranding foi mexer na identidade visual da marca, tornando-a leve, moderna e alinhada ao estilo de vida contemporâneo, sempre valorizando seu DNA: cuidar da saúde com o poder das plantas e de elementos naturais. É um equilíbrio delicado entre respeitar o legado da marca e projetá-la para novos consumidores, especialmente os mais jovens, que buscam produtos responsáveis e conscientes.

O projeto não é só visual. É a Valda dizendo para o mercado que é possível, sim, evoluir e manter sua centenária identidade intacta. E, para marcar essa nova fase com força total, uma campanha criativa e antenada está chegando às ruas, com toda a vibe e comunicação certeira para conversar diretamente com o público jovem.

Em um mundo acelerado, aonde marcas vêm e vão em velocidade digital, o rejuvenescimento de Valda reforça que tradição bem-feita nunca sai de moda – desde que saiba se adaptar. E é exatamente isso que estamos fazendo: conectando passado e futuro, em uma latinha que já nasce colecionável.

Porque, convenhamos, clássico que é clássico nunca envelhece, apenas se reinventa.

 

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.