Unilever Brasil recicla mais que a quantidade de embalagens vendidas

O Grupo Unilever Brasil proporcionou, ao longo de 2024, a coleta e processamento de resíduos plásticos equivalentes a 115% do peso de todas as suas embalagens plásticas vendidas no país, o que significa que, para cada embalagem comercializada por suas marcas, mais de uma foi reciclada. O marco, alcançado com um ano de antecedência da meta global estabelecida pela companhia, faz da operação brasileira a pioneira no continente americano a atingir esse resultado, acompanhando outras operações da Unilever, em países como Índia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

“Por estarmos em 100% dos lares brasileiros, mais do que cumprir a exigência de 30% de reciclagem prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, temos a responsabilidade de liderar o processo de circularidade do plástico ao investir na cadeia de logística reversa e fomentar a reciclagem de tipos de plásticos que eram pouco atraentes para coleta como PP (polipropileno) e PE (polietileno) por seu baixo peso e valor de mercado”, afirma Juliana Marra, diretora de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.

A atuação em economia circular do grupo Unilever Brasil envolve parcerias de longo prazo com pontos de coleta para os consumidores, cooperativas de reciclagem e empresas de processamento de plástico reciclado. Após o descarte correto pelos consumidores, as embalagens de qualquer marca ou produto são coletadas, lavadas e triadas por recicladores. Estes materiais são então levados para empresas que os transformam em resina pós-consumo (PCR). Pequenos flocos de plástico ganham nova vida na indústria, como por exemplo frascos de ketchup Hellmann’s feitos 100% com plástico reciclado, ou viram até mesmo peças para eletrodomésticos e automóveis.

Para garantir a integridade do processo e o cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, toda a cadeia é auditada pela AcePlas, uma certificadora independente especializada em reciclagem. Entre os parceiros de logística reversa da Unilever está o Mãos para o Futuro, um programa criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para ampliar a coleta e a triagem de resíduos domésticos e promover a melhoria de renda e das condições de trabalho dos catadores. Criado em 2006, o programa beneficia cerca de 200 organizações de catadores parceiros e quase 6 mil profissionais de reciclagem.

Embalagens Unilever com plástico reciclado

Além de superar sua meta de coletar e processar mais plástico do que vende, a Unilever Brasil tem se destacado em outros compromissos ambientais. Hoje, a empresa utiliza 37% de plástico reciclado em suas embalagens, superando a meta de 25% estabelecida para o final de 2025. A operação no Brasil foi a primeira a ultrapassar essa meta, ainda em 2022, destacando-se como líder na inclusão de PCR no portfólio da companhia.

Entre 2021 e 2024, a Unilever Brasil reduziu o uso de mais de 57 mil toneladas de plástico virgem em suas embalagens, evitando a emissão de cerca de 100 mil toneladas de CO2, seja pelo uso de material reciclado, seja por novos designs que demandam menos insumo como por exemplo do sabão líquido concentrado OMO Lavagem Perfeita.

A preocupação com o meio ambiente abrange todas as unidades de negócios da companhia. Hoje, todas as suas marcas de produtos de limpeza como OMO, Cif, Brilhante e Comfort já possuem embalagens fabricadas 100% com plástico reciclado. Já Hellmann’s, leva às prateleiras desde 2022, potes de ketchup feitos 100% de plástico reciclado.

“Estamos empenhados em reduzir o impacto das embalagens plásticas e em criar soluções inovadoras que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade, por meio de colaboração com a sociedade civil. A sustentabilidade é um dos pilares da estratégia da Unilever para tornar o dia a dia especial para todas as pessoas”, conclui Juliana Marra.

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.