A Vinícola Almadén, que tem meio século de história no Brasil, celebra uma nova fase com a apresentação de sua identidade visual renovada. A mudança, iniciada com o lançamento de três rótulos comemorativos em 2024, agora se estende à toda linha de varietais da marca, que passa a contar com uma cara mais moderna, com desenhos feitos à mão que ilustram a trajetória da empresa desde sua origem. A novidade começa pelo Almadén Cabernet Sauvignon Safra 2024.
A apresentação de rótulos comemorativos aos 50 anos da marca no Brasil no ano passado com os vinhos Almadén Marselan, Almadén Tempranillo e Almadén Gewürztraminer, foi tão bem recebida pelo mercado que a empresa decidiu aplicar o conceito em toda a linha de varietais. “A Almadén é um universo de possibilidades dentro do nosso grupo. É uma marca forte, com uma história rica e uma capacidade enorme de se reinventar. Essa nova identidade visual representa muito bem esse espírito: moderno, acessível, mas com raízes bem fincadas na tradição da vitivinicultura brasileira”, afirma Adriano Miolo, diretor Superintendente da Miolo Wine Group.
A nova roupagem traz elementos desenhados à mão, valorizando o nome da uva de forma clara e objetiva, o que facilita a identificação no ponto de venda e reforça a comunicação com o consumidor. Ao mesmo tempo, mantém a imagem do Deus grego Mercúrio, símbolo que sempre esteve presente nos rótulos da Almadén, agora em traços que dialogam com o presente sem romper com o passado.
A Almadén chegou ao Brasil em 1973 como um projeto inovador, sendo uma das pioneiras no plantio de uvas viníferas em grande escala no País e também destacando-se por ser a primeira vinícola a lançar um amplo portfólio de vinhos varietais. Com sede em Santana do Livramento (RS), a vinícola desempenhou papel fundamental na consolidação da vitivinicultura brasileira moderna.
Hoje a marca tem 11 vinhos varietais secos, sendo sete tintos – Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Shiraz, Tannat e Tempranillo – e quatro brancos – Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling e Sauvignon Blanc – e três suaves – o branco Ugni Blanc, o tinto Cabernet e o rosé Cabernet. Simultaneamente, a empresa segue fazendo novas pesquisas no terroir, somando mais de 25 variedades de uvas.