O All4Labels Global Packaging Group e a Actega anunciam o lançamento de “The Flow”, uma campanha projetada para apresentar as opções de metalização sustentável sob demanda Starshine. Segundo as empresas, “essa solução não apenas aprimora o apelo visual, mas também reduz as emissões de CO₂ em até 80% em comparação com as folhas metálicas tradicionais, marcando um passo fundamental em direção à sustentabilidade na indústria de rotulagem”.
Desenvolvido em colaboração com a Actega, o Starshine utiliza a tecnologia proprietária Ecoleaf para criar um efeito metálico exclusivo que transforma etiquetas autoadesivas em experiências visuais sofisticadas.
“Temos orgulho de aprimorar nossas sinergias com parceiros como a Actega e impulsionar mudanças sustentáveis na indústria de etiquetagem”, diz Guenther Weymans, CEO da All4Labels. “Esse sucesso é uma prova da cooperação em engenharia técnica e P&D entre nossas equipes de especialistas, que planejamos estender em 2025 a outras unidades produtivas para atender nossos clientes com uma rede mais ampla de instalações equipadas para opções de etiquetagem sustentável.”
A All4Labels e a Actega estão comprometidas em aprofundar seus esforços de colaboração, incluindo instalações adicionais da tecnologia Ecoleaf em Bucareste (Romênia) e Blois (França), para ampliar a rede atual de unidades produtivas em Nocera (Itália), Witzhave (Alemanha) e Leeds (Reino Unido).
De acordo com as companhias, com a tecnologia de impressão flexográfica, é possível obter um efeito metalizado multicolorido, particularmente adequado para os mercados de cuidados pessoais e domésticos, comparável à impressão a frio, mas com maiores vantagens em termos de sustentabilidade. Por outro lado, a decoração Starshine pode ser elevada a um novo patamar com a tecnologia de serigrafia de alta espessura, disponível na unidade da All4Labels em Leeds, que proporciona um efeito metálico dourado comparável à gravação em relevo a quente, particularmente adequado para aplicações premium no segmento de vinhos e destilados.
“O efeito metálico vem de um processo otimizado para reduzir o impacto ambiental sem comprometer a qualidade ou o desempenho estético”, afirmou Harald Jasper, diretor geral da Actega Metal Print. “Essa abordagem combina beleza, fluidez e responsabilidade, já que o verdadeiro valor da embalagem hoje reside em fazer escolhas conscientes. Trabalhar com a All4Labels nos permitiu alcançar novas fronteiras de design e inovação, ao mesmo tempo em que aprimoramos nossa tecnologia para melhor atender os proprietários de marcas em diversos mercados.”
A campanha “The Flow”, impressa com as tecnologias Ecoleaf e jato de tinta híbrido, apresentará amostras reais de produtos dos setores de vinhos e destilados e cuidados pessoais e para a casa, enfatizando inovação e sustentabilidade.
Um dos principais impulsionadores da campanha foi a crescente conscientização entre os consumidores, que buscam marcas que reflitam seus valores e respeitem o mundo em que vivem. Estudos mostram que 39% a 43% dos usuários finais estão dispostos a pagar mais ou trocar suas marcas favoritas por produtos com embalagens ecológicas. Como consequência direta, as marcas estão se destacando como arquitetas de um mundo mais sustentável, incorporando a responsabilidade às suas estratégias principais, repensando materiais, redesenhando processos e redefinindo os valores da marca.
“Ao dar vida ao The Flow, escolhemos intencionalmente um design abstrato para refletir a beleza e a fluidez de uma abordagem consciente”, ressalta Paola Iannone, vice-presidente de Comunicação de Marketing da All4Labels. “Essa estética incorpora o fluxo de mudança, consciência e inovação impulsionado pelos proprietários de marcas e inspirado pelas escolhas dos consumidores: insights de mercado mostram que mais de 40% dos proprietários de marcas planejam adotar técnicas de embalagem inovadoras e sustentáveis até 2025como parte de sua transição para uma economia circular, enquanto 90% dos consumidores agora estão mais propensos a comprar de marcas que oferecem embalagens sustentáveis.”