A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional anunciou a chegada de Jordana Saldanha como nova diretora-executiva da entidade.
“O setor de saneantes tem um papel estratégico na economia nacional, não apenas pelo volume financeiro que movimenta, mas também pela sua função social. A ABIPLA tem o desafio de valorizar essa contribuição, atuando com responsabilidade técnica, diálogo com o poder público e informação de qualidade”, diz Jordana.
“Nosso setor movimenta cadeias produtivas intensas, gera milhares de empregos e tem papel essencial na prevenção de doenças e proteção sanitária. Ao reforçar a equipe executiva, ampliamos nossa capacidade de interlocução com o poder público, a imprensa e os consumidores”, explica Juliana Marra, presidente da ABIPLA.
Segundo a nova porta-voz da entidade, em 2025, os resultados da indústria de saneantes são incertos. “O setor de saneantes passa por um momento de desafios. Há certa estagnação nas vendas e a falta de reajustes nos preços, até o ano passado, provocou o comprometimento de pequenas fábricas e a geração de empregos no setor, que ainda viverá as tensões do aumento das alíquotas de importação promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que contribuirá para o encarecimento de insumos e produtos acabados importados, dificultando a competitividade das indústrias brasileiras, especialmente, as de menor porte”, alerta Jordana Saldanha.
O segmento de saneantes representa um elo estratégico da indústria nacional, atuando na formulação de produtos essenciais à vida cotidiana, com impacto nas políticas de saúde, sustentabilidade e consumo seguro.
Jordana é jornalista e especialista em reputação, marketing institucional e relacionamento governamental. Atuava como gerente de comunicação institucional no CFQ e acumula passagens por emissoras de TV, entidades públicas e conselhos profissionais.