Uma das embalagens mais famosas do mundo é a garrafa Contour da Coca-Cola, reconhecida como um clássico do design.
Em 1899, a garrafa nasceu standard, e com os anos passou por alguns redesenhos.
Em 1915, a empresa organizou um concurso para encontrar a garrafa ideal. Oito fabricantes de embalagens foram convidadas a criar “uma garrafa que tivesse um formato que, mesmo quebrada, seria identificável com uma rápida olhada”.
A vencedora foi a Root Glass Company, de Terre Haute, no estado americano de Indiana. Seu dono se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia.
No entanto, o design vencedor era muito curvilíneo, as garrafas viviam caindo na linha de envase.
Em 1916, ela “emagreceu”, e se tornou a garrafa padrão da Coca-Cola quatro anos depois. Em 1928, a venda em garrafas superou a venda a granel.
A mudança mais significativa ocorreu em 1957, quando o logotipo gravado no vidro foi substituído por letras brancas aplicadas sobre a garrafa. Isso deu uma modernizada na garrafa.
De lá para cá, a embalagem passou por modernizações e ficou muito mais leve, mas o formato continua o mesmo.