
A Avery Dennison anunciou nesta quarta-feira (19/3) a conclusão da sua maior expansão no Brasil, iniciando uma nova etapa produtiva no País com a implantação de um novo maquinário para laminação de autoadesivos. Com o maior e mais avançado equipamento de seu tipo na América Latina, a laminadora integra tecnologia de ponta e capacidade superior de aplicação de adesivo e top coating, garantindo ainda mais estabilidade e produtividade na conversão de rótulos.
De acordo com Isabela Galli, vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison na América Latina, o novo maquinário faz parte de um plano de expansão da companhia iniciado há cerca de três anos, que começou com a ampliação da planta fabril em Vinhedo (SP) e recebeu, ao todo, entre estrutura e novas aquisições, um aporte de 170 milhões de reais.
A instalação da nova laminadora contou com uma equipe global de engenheiros de sete países e mais de 500 toneladas de equipamentos.
A mais recente expansão da companhia em Vinhedo totaliza uma área de 25 mil m2 que prioriza pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, sustentabilidade, trabalho colaborativo e eficiência produtiva.
“Em 2022, inauguramos nossa fábrica de RFID no Brasil. Em 2024, demos mais um passo significativo ao abrir, no México, a maior unidade do mundo nesse segmento, em Querétaro. Agora, estamos ampliando a capacidade de laminação de rótulos e etiquetas na nossa unidade de Vinhedo, tanto para adesivos acrílicos quanto para Hot-Melt. Essas expansões reafirmam nosso compromisso de longo prazo com a região, nossos clientes, a comunidade e toda a cadeia de suprimentos”, destaca Isabela Galli.

Segundo a Avery Dennison, com o novo investimento haverá vantagens e ganhos para os seus clientes e para a indústria. Entre esses incrementos estão o aumento da capacidade produtiva do Brasil, através da expansão de 60% na produção para atender à crescente demanda do mercado; tecnologia avançada de top coating, possibilitando melhor printabilidade, tempos de secagem mais rápidos e maior aderência de tintas para um desempenho superior em qualquer tipo de impressão; laminadora com sustentabilidade aprimorada, através da redução do consumo de energia, otimização do uso de materiais e minimização de desperdícios, contribuindo para a economia circular; agilidade na entrega, gerando maior eficiência na cadeia de suprimentos e tempos de resposta mais rápidos para atender às necessidades dos clientes; e maior flexibilidade, com capacidade de processar adesivos acrílicos e Hot Melt com maior estabilidade e eficiência de aplicação.
No evento de inauguração, Isabela Galli destacou que a nova laminadora eleva o nível das soluções autoadesivas, tornando-as mais avançadas e sustentáveis. Além disso, a otimização das etapas logísticas, possibilitada pela compra de insumos locais, contribui para a redução de emissões e apoia a corrida pela descarbonização.
No que diz respeito à gestão de resíduos a tecnologia da nova laminadora integra-se ao plano de sustentabilidade da empresa, que busca garantir que 95% dos resíduos sejam desviados de aterros sanitários e reinseridos na cadeia produtiva, promovendo a circularidade e reduzindo o impacto ambiental.
“Os nossos clientes terão acesso a uma qualidade e eficiência incomparáveis, estabelecendo novos padrões da indústria. Este será apenas o começo, pois continuaremos expandindo os limites do que é possível”, acrescentou a executiva.
A instalação e inauguração da nova laminadora na planta fabril da Avery Dennison no Brasil, vem ao encontro das celebrações da companhia – que em 2025 completa 90 anos desde a sua fundação nos Estados Unidos – e está em sintonia com o novo posicionamento global do negócio, que passou a adotar a tagline “Making Possible”, frase que representa a essência da marca.
“Enfrentar desafios como a otimização das cadeias de suprimentos, a redução de resíduos e o avanço da sustentabilidade, da circularidade e da transparência, ao mesmo tempo em que conectamos marcas e consumidores de forma mais significativa, é o que nos impulsiona constantemente. Ir além do que já foi feito está no nosso DNA – criamos valor para nossos parceiros, marcas, pessoas e para o planeta. ‘Making Possible’ (tornar possível) não é apenas o que fazemos, é como fazemos. É assim que resolvemos alguns dos desafios mais complexos do mundo e impulsionamos mudanças positivas em larga escala”, conclui Isabela Galli.