Produto chega ao mercado em embalagens da Tetra Pak
A Banana Milk, empresa de bebidas vegetais que nasceu com a proposta de oferecer sabor e cuidado ao planeta, uniu-se à Tetra Pak para o lançamento do primeiro leite vegetal feito à base de banana do país.
“Reconhecendo a forte presença cultural da banana no país e aproveitando a abundância natural da fruta no Brasil, criamos a marca e lançamos, com apoio da Tetra Pak, um leite vegetal saboroso, nutritivo e livre de alérgenos comuns presentes em outros leites vegetais” conta Marcos Christol, fundador do Banana Milk.
Durante toda a criação, a Tetra Pak apoiou a marca em diversas etapas importantes, desde o suporte no desenvolvimento da formulação do produto, passando pela busca de envasadores da bebida, testes no Centro de Desenvolvimento de Produtos (PDC, na sigla em inglês), apoio na negociação com clientes através de amostras e, por fim, o lançamento do produto.
O PDC é uma estrutura localizada no Centro de Inovação do Cliente (CIC) da Tetra Pak. espaço em que fabricantes de diversos portes podem testar e validar conceitos, realizar testes de qualidade, processamento de alimentos e serviços, além de aprimorar produtos existentes e introduzir novas categorias no mercado, tudo em cocriação com a Tetra Pak. O CIC, inaugurado em 2017 com investimento de R$ 40 milhões, é o único da América Latina e tem sido local-chave para realizar jornadas de inovação antes do lançamento dos produtos nas gôndolas.
“O uso do nosso PDC foi estratégico para esse produto, já que foi lá que a Banana Milk conseguiu fazer testes reais em condições próximas às da produção comercial utilizando a nossa estrutura que vai da mistura até o envase em escala semi-industrial e simular as condições próximas às da produção comercial. Isso ajudou a avaliar a aceitação do público antes de chegar às prateleiras”, afirma o gerente de experiência do cliente, José Müller.
As embalagens assépticas da Tetra Pak, nos modelos TBA 1000 Edge e TPA 250 Edge, proporcionaram que a Banana Milk conseguisse ter maior facilidade de distribuição do produto, pois não necessitam de refrigeração e têm maior tempo de prateleira. As seis camadas da caixinha protegem o alimento sem a necessidade de conservantes, além de possibilitar a diversidade de tamanhos e praticidade de consumo, que se aliam com os desejos da marca.
Juntas, as empresas criaram o produto e a formulação com rótulos mais simples e menor número de ingredientes (clean label). Utilizando bom humor e informação, a embalagem também traz jogos em sua lateral, pela qual o consumidor pode saber mais do produto, além de textos com a personagem Banana sobre a “penca” de benefícios que o produto apresenta: 100% vegetal, sem adição de açúcares, sem glúten, sem castanhas e sem leite.
“Como parceiro da indústria e de nossos clientes, ficamos muito satisfeitos quando um projeto como esse chega ao mercado. É mais uma oportunidade de mostrar que podemos agregar valor aos nossos clientes, desde infraestrutura para formulação e teste de produtos até o seu lançamento”, esclarece Luis Kühl, diretor de novos negócios da Tetra Pak Brasil.