A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, firmou parceria com duas outras empresas inovadoras para empregar a mais recente tecnologia em gravação a laser e holografia, no intuito de captar importantes tendências sociais que afetam o comportamento dos consumidores. As imagens gráficas de alta tecnologia são representadas em chips de plástico moldado no ColorForward 2016, a última edição da ferramenta de análise de tendências e design de cores da Clariant.
“Embora essas tecnologias não estejam diretamente relacionadas ao uso da cor em plásticos, é importante estarmos atentos a quaisquer inovações que possam estimular o pensamento criativo”, explica Joanna Marguier, cientista de cores da Clariant ColorWorks Europa/IMEA”.
A ferramenta de análise de tendências e design de cores ColorForward é lançada anualmente para ajudar designers de produtos plásticos e profissionais de marketing a tomarem decisões sobre cores de maneira mais fundamentada. Cada edição do ColorForward apresenta quatro tendências sociais globais que provavelmente influenciarão os consumidores no futuro próximo, relacionando cada tendência a cores que provocam uma resposta emocional.
As edições anteriores do ColorForward utilizaram texturas, aromas, efeitos especiais e outros elementos estéticos para apresentar as cores com mais imaginação. Para 2016, os especialistas da Clariant decidiram usar hologramas e gravação a laser em dois dos quatros temas das tendências.
Holograma
A Morphotonix é uma empresa criada por um grupo de pesquisadores de pós-graduação da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. A empresa desenvolveu uma microtecnologia para gravar superfícies de moldes, criando nanopadrões difrativos que são transferidos para os artigos moldados, onde aparecem como características holográficas e recursos invisíveis de segurança. Como essa microtecnologia pode ser integrada à produção de peças plásticas moldadas por injeção, os especialistas da Clariant ColorWorks chegaram à conclusão de que ela seria perfeita para um dos chips de cores do ColorForward no tema chamado Oh, my go(l)d! das tendências de 2016.
O chip é produzido com uma cor preta brilhante chamada “All nights are ours” e possui um holograma moldado da Morphotonix que mostra estrelas girando na forma do logo da Clariant. Possui também dezenas de cifrões gravados a laser na superfície do chip, juntamente com o perfil de um pato de borracha (um elemento do ColorForward 2015 que se tornou a mascote oficial do grupo), além do texto “1 milhão de dólares de pato”.
Gravação a laser
A Trumpf Group, produtora global de lasers industriais e equipamentos para fabricação de peças metálicas, através da sua subsidiária na região Ásia-Pacífico, em Cingapura, fez uma parceria com a Clariant para demonstrar o potencial da gravação a laser em um chip que representa uma das cores da tendência LOVE.
Os lasers foram usados para criar um complexo padrão, similar a um circuito impresso, em um chip branco chamado My New Soulmate. A decoração da superfície também inclui uma pequena reprodução do pato do ColorWorks, juntamente com as palavras “In-Between Technology”. Essa imagem tem diversas conotações: primeiramente, o tema LOVE (com a palavra “love” escrita graficamente com um símbolo de Wi-Fi no lugar do “o”) reconhece a maneira como a tecnologia está criando novas conexões entre as pessoas. O pato também simboliza a posição intermediária da Clariant ColorWorks, que visa harmonizar o lado estético do design de plásticos com o lado técnico da coloração de polímeros.
O chip ColorForward foi moldado com o masterbatch de aditivos CESA – laser da Clariant, que aumenta o potencial de gravação do polímero.