A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) acabam de renovar, por mais dois anos, o convênio para o desenvolvimento de ações no âmbito do projeto setorial Beautycare Brazil. Nos termos do acordo, serão investidos, no período, 16,5 milhões de reais, cabendo à Apex o aporte de 12,5 milhões. As 58 empresas participantes do projeto contribuirão com os 4 milhões restantes. O Beautycare Brazil promove a internacionalização das empresas do setor com vistas a aumentar as exportações de produtos acabados e insumos, por meio do incentivo à participação em feiras, rodadas de negócios, ativação de marca, projetos compradores no exterior, capacitações e adequação técnica e regulatória.
Segundo o presidente da Abihpec, João Carlos Basilio, o ritmo de crescimento das exportações das empresas apoiadas pelo projeto vem superando a média de expansão das demais indústrias do setor de HPPC. As exportações das empresas participantes do Beautycare Brazil no ano passado somaram 183,2 milhões de dólares, um crescimento de 16% em relação a 2013. Esse valor representou 23% do total vendido ao exterior por todo o setor de HPPC, que em 2014 totalizou 798,2 milhões de dólares – um crescimento de 2% em comparação a 2013. “O apoio da Apex-Brasil ao setor brasileiro de HPPC, com ações de promoção de negócios e de imagem diversificadas e na internacionalização, é estratégico, pois a complexidade e o dinamismo do mercado internacional exige das empresas brasileiras, cada vez mais, um nível de competitividade que elas só conseguem desenvolver por meio de vivências e conhecimentos adquiridos no processo de internacionalização”, considera o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Desde 2013, empresas produtoras de insumos para o setor de HPPC também participam do Beautycare Brazil. Atualmente, são catorze desse segmento, que conjuntamente representaram 14% das exportações do projeto em 2014. “Para este novo convênio temos a expectativa de consolidar a imagem das empresas em mercados em que já atuam e aproveitar oportunidades de entrada em outros países”, diz por sua vez Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil. Os mercados-alvo para a realização das ações de promoção do segmento de insumos são Alemanha, China, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e México. Já os mercados-alvo para o segmento de produtos acabados são Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México e Rússia.