O Instituto Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e ondulados, lança produtos com marca própria, depois de dois anos de pesquisa, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Além do desenvolvimento da linha, a inovação passou também conceito das embalagens, feitas em cocriação com as clientes em trabalho que durou três anos em parceria com a agência Modo Design, chegando ao conceito da marca: “Cada cacho possui seu universo. Descubra seu cacho, descubra sua beleza”.
O resultado, após investimento de cerca de R$ 1 milhão, foi a criação de uma linha de produtos que classificou os cachos em quatro tipos: Suaves, Soltos, Intensos e Vibrantes, cada um com xampu, condicionador, creme de tratamento e creme de pentear próprios. A linha bn.Cachos tem 16 itens, quatro para cada tipo, seja o cabelo ondulado, encaracolado, crespo ou frisado.
“Nossa cliente cuida do cabelo enquanto cuida da casa. Tem apenas um banheiro em casa e acaba cuidando do cabelo no tanque. O desenvolvimento da embalagem dos produtos considerou esse aspecto”, diz Rafaela Gomes, gerente de marketing de Produtos do Beleza Natural.
Segundo Adriana Calderoni, sócia-diretora da Modo, as clientes foram observadas desde a compra do produto, na loja, até suas casas. “Vimos como ela armazena o produto em casa, na beirada do basculante, no tanque, na pia… E percebemos, com isso, que a embalagem deveria ter estabilidade. Que ela deveria ser capaz de abrir o produto com uma mão só, muitas vezes sem enxergar, porque lava os cabelos de cabeça para baixo, no tanque”, explica. Assim, as embalagens foram feitas de maneira que valorizam a “pega”, por isso têm um gargalo maior e um shape acinturado, com bico dosador tipo pump para evitar o contato com as mãos com todo o creme.
Os frascos são produzidos em polietileno de alta densidade (PEAD) e as tampas em polipropileno (PP). Os fornecedores são Zeviplast, Artmed e Neoplástica.
Os rótulos de polietileno (PE) com acabamento em cold foil são produzidos pela EGM.