Há 15 anos, em agosto de 1998, era inaugurada a sede da Heidelberg no Brasil, que fincou suas raízes no país para aprimorar o atendimento e tornar-se parceira no crescimento do mercado gráfico brasileiro. Na fase de estruturação, foram contratados e treinados funcionários para as áreas de vendas e assistência técnica. Hoje, são mais de 200 profissionais em todo o território nacional.
Em 2012 foi inaugurado o Centro Integrado de Operações Heidelberg (foto), em Santana de Parnaíba (SP), reunindo os departamentos administrativo, comercial, peças, serviços e logística, que antes era divididos em três escritórios na capital paulista, o que trouxe ainda mais sinergia e eficiência a todos os processos.
Para clientes como Sidney Anversa Victor, da Congraf, gráfica de embalagens de São Paulo, o fato de a Heidelberg contar com sede e equipe própria no Brasil é um diferencial importantíssimo. “O empresário sabe que pode contar com a equipe e os serviços Heidelberg no momento que precisar, o que nos traz muita segurança na hora de investir num equipamento”, enfatiza o empresário.
Desde o início de suas operações no país, a Heidelberg apostou no potencial do mercado nordestino e foi a primeira fabricante de equipamentos gráficos a instalar-se na região, que na época representava apenas 5% do faturamento da empresa. Atualmente o Nordeste concentra gráficas modernas e tornou-se um verdadeiro polo de tecnologia gráfica.
Dieter Brandt, presidente da Heidelberg do Brasil, diz que “há 15 anos temos uma parceria com o empresário gráfico nacional para que ele tenha acesso às novas tecnologias e possa desenvolver sua gráfica com o apoio da Heidelberg, que oferece sempre o que há de mais moderno em tecnologia, serviço e informação, atendendo às necessidades mais específicas de cada gráfica, seja pequena, média ou grande. Essa é a razão de termos investido fortemente na parceria com o Senai, através da Print Media Academy – PMA”.