Um ano de sucesso

Espaço Memória do Vidro Wheaton celebra primeiro aniversário com sete mil peças icônicas em acervo

O Espaço Memória do Vidro Wheaton, inaugurado há um ano, consolidou-se como um local que preserva e exibe a rica trajetória do vidro, desde suas origens milenares até as inovações que moldam o mercado atual. A criação do vidro, há cerca de 5.000 anos, deu origem a uma revolução cultural e industrial. No Egito e na Mesopotâmia, o vidro inicialmente simbolizava status, sendo utilizado em objetos de decoração e artigos de luxo. Com o passar dos séculos, ele evoluiu, tornando-se elemento fundamental na arquitetura, na ciência e no design, em especial no setor de embalagens, onde se consolidou como um material que alia funcionalidade, beleza e memória.

Para celebrar o impacto das embalagens vidreiras no mercado e seu poder em despertar emoções, a Wheaton promoveu um teste às cegas em seu Espaço Memória do Vidro, oferecendo aos amantes de perfumaria uma experiência sensorial única. Os participantes, vendados, foram convidados a identificar fragrâncias renomadas apenas pelo toque nas embalagens de vidro que compõem o acervo do espaço. Esta experiência destacou peças históricas, como o frasco do perfume Natura Mamãe e Bebê, cuja forma remete ao útero materno, o delicado laço do perfume Melissa, e a emblemática coleção Rastro, o primeiro perfume brasileiro, lançado em 1965.

No espaço, os visitantes podem experimentar as fragrâncias de clássicos, como Rastro e o Mamãe e Bebê

O design das embalagens de vidro vai além da funcionalidade, atuando como um elo emocional entre o produto e o consumidor. O Espaço Memória do Vidro destaca o valor do vidro no mercado de embalagens, preservando tanto a qualidade quanto as memórias e sensações que essas peças são capazes de evocar. As embalagens de vidro, assim, tornam experiências sensoriais palpáveis, assumindo um papel significativo na identidade visual e na conexão afetiva dos consumidores com as marcas.

O espaço recebe mostras temporárias e, recentemente, a Wheaton promoveu a exposição Malbec 20: Há 20 anos embalando um dos perfumes mais vendidos do mundo. Mais do que uma fragrância, o Malbec é um símbolo nacional e referência em inovação. No Espaço Memória do Vidro, celebramos duas décadas desse ícone com uma exibição que apresentou a evolução das embalagens, vídeos sobre o processo de produção, depoimentos e experiências sensoriais e interativas. A iniciativa foi um grande sucesso. Novas mostras estão programadas para este ano, com o propósito de ressaltar, cada vez mais, a relevância do design e das embalagens em vidro.

Ao abrir seu acervo histórico, a Wheaton materializou um desejo de mais de 20 anos:  estreitar laços com stakeholders e entusiastas do setor, destacando o legado cultural e o valor simbólico do vidro.

Visitante acompanha o processo de produção do vidro, através de experiência interativa

COMENTÁRIOS