A ALPLArecycling se une à empresa brasileira de reciclagem de PEAD, Clean Bottle, e adquire uma participação majoritária no consórcio. A fábrica em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, tem uma capacidade de produção anual de 15 000 toneladas de material reciclado de Polietileno de Alta Densidade (rPEAD).
“A demanda por soluções de embalagens sustentáveis feitas de plástico reciclado está crescendo em todos os continentes. Nossos clientes querem reduzir seu consumo de CO2 e nós os apoiamos nisso. Com nosso investimento na Clean Bottle, estamos garantindo o fornecimento de longo prazo de nossas fábricas no Brasil com nosso próprio material reciclado pós-consumo (PCR) de alta qualidade”, explica Dietmar Marin, diretor geral da ALPLArecycling.
Com esse investimento estratégico, a empresa está definindo o rumo para o futuro e para a realização de suas próprias metas globais de reciclagem. A ALPLA já usa cerca de 32% de material PCR na produção de embalagens de PEAD no Brasil – e a tendência é crescente. “O Brasil é o início de nossas atividades de reciclagem na América do Sul e, portanto, a escolha do parceiro é de importância central. A Clean Bottle é um fabricante estabelecido e, como fornecedor de longa data, compartilha nossos padrões de qualidade”, enfatiza Christoph Schneider, diretor regional da América do Sul (SOAM).
A fábrica de reciclagem da Clean Bottle se destaca pela infraestrutura moderna, tratamento autossuficiente de águas pluviais e os mais altos padrões de qualidade. Cerca de 120 pessoas trabalham no local de 15 000 metros quadrados. Os fundadores da empresa, Leandro Tanaka, Adriano Tanaka e Jadir Voltoline Junior, também contribuirão com sua experiência para o gerenciamento do consórcio. A colaboração também é fortalecida pelo centro de coleta de seu Grupo Clean Plastic em Curitiba, que deve ser expandido ainda mais no futuro.
“Há mais de 35 anos, nos vemos como um elo na economia circular e valorizamos os plásticos reciclados. Com essa visão, nos estabelecemos como grandes parceiros para a indústria de embalagens e a sociedade. Junto com a ALPLArecycling, estamos agora dando o próximo passo e queremos crescer juntos”, diz Leandro Tanaka, diretor geral da Clean Bottle.
O consórcio foi acordado contratualmente pelas partes. As aprovações da lei de concorrência ainda estão pendentes. As condições não foram divulgadas.