A multinacional Moove foi premiada pela líder de mercado em fornecimento de soluções flutuantes do setor de energia offshore, a SBM Offshore ao longo do Vendor Day 2024, evento que reuniu e reconheceu fornecedores estratégicos do grupo empresarial holandês. A premiação da marca ocorreu devido à sua contribuição para ampliar o impacto positivo da SBM Offshore, em âmbito social e ambiental, por meio de soluções relacionadas aos lubrificantes Mobil, produzidos e distribuídos pela multinacional no Brasil.
A iniciativa também recebeu o Prêmio Grandes Cases de Embalagem em 2023 (veja AQUI).
A principal solução reconhecida pelo grupo empresarial foi a incorporação de resina reciclada em embalagens de lubrificantes Mobil, o que gerou a reciclagem de mais de mil toneladas de plásticos em 12 meses; a coleta de 5.591 toneladas de plásticos pelo Instituto Jogue Limpo, em um ano; a neutralização de 4.390 toneladas de gás carbônico que seriam emitidos na produção de plástico virgem; a abertura de 100 a 200 vagas de emprego na cadeia de reciclagem; a parceria com quatro fornecedores para comportar a demanda e a conscientização de mais de 3 mil alunos, em meio às ações de educação ambiental do Jogue Limpo, instituição que promove a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante e da qual a Moove é uma das fundadoras.
Por meio da parceria com a Moove, a SBM Offshore se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque às ODS’s: 12. Consumo e Produção Responsáveis; 17. Parcerias e Meios de Implementação; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e 13. Ação contra Mudança Global e do Clima.
Segundo Lorena Nascimento, coordenadora de sustentabilidade da Moove, com a visão de ser referência global em lubrificantes, através da sua materialidade, segue incorporando critérios ESG nos negócios, como parte do Pacto Global da ONU. “Em nossa empresa, elencamos ODS’s prioritários de atuação, sendo um deles o de número 12, que prevê o consumo e a produção responsáveis. Com isso, assumimos publicamente a meta de incorporar 15% de plástico reciclado nas embalagens até 2025 e alcançamos esse objetivo no Brasil antes mesmo de 2024 ter começado. O desafio público segue engajando toda a estrutura corporativa da Moove, além de mobilizar toda a nossa cadeia de valor em prol de benefícios socioambientais”, ela explica.
“Com a superação das etapas do desenvolvimento, a Moove hoje tem aproximadamente 23% de resina reciclada em embalagens plásticas aplicada em todo o seu volume de plástico movimentado na produção. Este percentual é devido a utilização de 40% de resina reciclada em bombonas, 40% ou mais de resina reciclada em frascos de 1 litro e 51% de resina reciclada em tampas na cor preta. Além disso ainda há o potencial da redução da nossa pegada de carbono em até 70% comparando-se com a resina de plástico virgem”, completa a executiva.