No dia 31 de outubro, a Bobst Latinoamerica do Sul reuniu clientes e parceiros em sua fábrica localizada em Itatiba (SP) para celebrar o jubileu de ouro da companhia no Brasil. Ao longo dessas cinco décadas, aquela que foi a primeira planta da multinacional suíça fora de seu país de origem cresceu e se tornou um hub importante na região, fornecendo máquinas para os mercados local e internacional.
Com atuação de destaque nas indústrias papelão ondulado, rótulos, embalagens de papel cartão e flexíveis, a gigante do setor gráfico tem seus planos de crescimento apoiados no avanço de tecnologias que levem a reduções no lead time na produção de embalagens e rótulos, uma forma de melhorar o uso dos recursos da cadeia produtiva e, consequentemente, melhorar a rentabilidade das empresas.
Na ocasião, o CEO da empresa, Jean-Pascal Bobst, reverenciou o legado da unidade brasileira e o seu papel no processo de expansão da companhia, mas enfatizou que a Bobst assume o desafio de moldar o futuro do mundo das embalagens nos próximos anos, por meio de soluções que tragam conectividade, digitalização, automação e sustentabilidade. “Nosso objetivo é aumentar a presença da Bobst nas quatro indústrias em que atuamos, produzindo no Brasil sempre que possível”, declarou o executivo.
Os esforços nesse sentido vêm sendo concentrados na plataforma digital Bobst Connect, que se baseia na análise de dados para trazer serviços que ajudem a melhorar processos e que apoiem processos decisórios elevando a eficiência e a produtividade dos equipamentos instalados em seus milhares de clientes ao redor do mundo. “Hoje temos uma equipe de cinquenta pessoas dedicadas apenas ao desenvolvimento de soluções relacionadas com a Internet das Coisas (IoT)”, detalhou Jean-Pascal Bobst.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pela fábrica, vendo em funcionamento alguns dos equipamentos do portfólio da empresa. Antes, contudo, foram brindados com uma apresentação do Musicarium, iniciativa que promove inclusão social de jovens de baixa renda por meio da música, apoiada pela Bobst.