A Natura lança a linha Natura Sou, focando em sustentabilidade e em um novo conceito que segue o lema “Para que você precisa do que não precisa?”. Embalagens e fórmulas dos produtos foram criadas com o objetivo de ter o menor impacto ambiental possível.
Todas as embalagens da linha são stand-up pouches (bolsas plásticas que ficam em pé) de 200 mililitros em formato de gota. A Natura diz que os recipientes usam 70% menos plástico em sua produção do que embalagens rígidas com o mesmo volume. O objetivo do shape é mostrar que todo o conteúdo pode ser extraído das bolsas flexíveis, “até a última gota”. “A embalagem flexível facilita a retirada do conteúdo e evita desperdícios”, diz José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura. “Outra vantagem é que os pouches são entregues em bobinas, o que representa economia no transporte. Um rolo com mil embalagens ocupa o mesmo espaço no caminhão que 28 frascos vazios”, explica Pâmela Maiuolo, gerente de inovação e sustentabilidade da Natura. Isso permitiu, segundo a empresa, a redução de 60% das emissões de CO2.
Segundo a Natura, a iniciativa de utilizar stand-up pouches como embalagem principal nesse mercado é inédita no mundo. “Normalmente as embalagens flexíveis são utilizadas como refis, não como a embalagem principal”, diz Pâmela.
O projeto das embalagens é das agências Tátil Design e Questto Nó Design.
A fórmula dos produtos também foi simplificada. As gorduras animais e minerais foram substituídas em até 80% por componentes vegetais, e não há corantes na composição.
A linha de produtos chega ao mercado em 17 de junho com cinco produtos, entre hidratantes e sabonetes líquidos. Até o final do ano será lançada a linha completa com produtos para pele e cabelos. Ao todo, Natura Sou terá 27 produtos.