A Heineken, através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City, lança oficialmente uma nova etapa do Programa Volte Sempre do Grupo Heineken, em parceria com a fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois e o Grupo Seiva. O projeto tem como objetivo acelerar a agenda de circularidade da companhia trabalhando também com a conscientização do consumidor. Retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira e a Heineken vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material.
A iniciativa conta com duas ações. A primeira funciona em Belo Horizonte desde 2018 e agora será expandida para Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Serão instaladas, ao todo, 125 máquinas 4R Glass, fabricadas pela startup Grupo Seiva, em redes de supermercados e condomínios residenciais dessas cidades. Para o consumidor participar do programa basta se dirigir aos equipamentos, se identificar por meio do número de celular e inserir uma garrafa por vez.
Além de colher e triturar o vidro, as máquinas também têm sistema de cashback. Caso deseje, o consumidor (maior de 18 anos) poderá baixar o app Ponto Caco, disponível para Android e iOS, e será bonificado com uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas. Cada Ponto equivale a 10 centavos de desconto na compra de produtos do Grupo Heineken adquiridos nos supermercados parceiros.
A estimativa é de que mais de 37 milhões de pessoas sejam impactadas pela ação nos próximos 3 anos. Cerca de 5 mil toneladas de vidro devem ser recicladas e ter destinação correta. O projeto deve impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera e reduzir a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza, além de gerar uma economia de gastos públicos de mais de 3 milhões de reais.
A segunda iniciativa de circularidade, que também faz parte do Programa Volte Sempre, foi iniciada em março com foco em bares e restaurantes, estabelecimentos de consumo imediato, com média diária de 50 sacos de lixo descartados. Com a instalação das máquinas JM Sand, também de fabricação do Grupo Seiva, capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis, este volume será substituído por bombonas que armazenam em média 400 garrafas long neck trituradas. Assim, será obtida uma economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão dos resíduos em bares e restaurantes parceiros. Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens Illinois, responsável pelo beneficiamento e transformação do material em novas garrafas para o Grupo Heineken. O plano de expansão prevê 143 máquinas em operação até junho deste ano e 763 máquinas até 2025 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, contribuindo com a ambição da companhia de ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.
Em um intervalo de 60 meses, a iniciativa projeta diversos impactos positivos ao meio ambiente, como a coleta de 115 mil toneladas de vidro, redução de 61 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera, redução da extração de cerca de 150 mil toneladas de matéria-prima da natureza e redução de mais de 115 mil toneladas de resíduos vítreos destinados aos aterros. No mesmo período, haverá uma economia nos gastos públicos de mais de 57 milhões de reais e maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens.
O Programa Volte Sempre foi criado em 2018 e, desde então, estava em fase piloto. Até o momento, as máquinas instaladas em supermercados e condomínios residenciais da capital de Minas Gerais já arrecadaram mais de 460 mil garrafas, com a participação de mais de 5 mil clientes, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.
“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas. Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.
“Hoje, cerca de 61% do nosso portfólio é composto por embalagens de vidro retornáveis. Dos outros 39% que são descartáveis, aproximadamente 70% são vidro. Esta é uma cadeia com desafios territoriais, de operação e de especificidades que dificultam a sua circularidade e fazem com que, do ponto de vista financeiro, seja mais vantajoso produzir novas embalagens com matéria prima virgem. Por isso a necessidade de múltiplas iniciativas que envolvam os diferentes elos desta cadeia”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
“Nesse caso, a indústria presta um serviço para grandes geradores, bares e restaurantes, que hoje têm dificuldades para armazenar e dar um destino correto às embalagens de vidro. Também vale salientar outros aspectos tangíveis como a geração de empregos e o ganho ambiental que se tem ao evitar que toneladas de vidros acabem no aterro sanitário. Além disso, o projeto traz um caráter pedagógico, pois o cidadão passa a se envolver e entender a importância da reciclagem”, afirma Alexandre Macário, diretor do Departamento de Economia Circular da O-I.
“Juntamente com o Grupo Heineken e a Owens Illinois, pretendemos revolucionar a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a não somente em uma referência, como também em uma potência operacional. Digo isso, pois o projeto visa resolver uma considerável parcela dos problemas relativos ao descarte incorreto de embalagens de vidro, cujos benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional, e o principal, fixar nosso compromisso em transformar o mundo em um lugar mais sustentável, fomentando a reciclagem de vidro e a economia circular do Brasil”, conclui Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.