A fabricante de baterias Moura começou a eliminar o plástico das embalagens de seus produtos. Na linha automotiva, as embalagens plásticas serão substituídas gradativamente por material totalmente biodegradável, feito a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável.
“Nosso produto já tinha destinação ambiental correta assegurada pelo PAM, o Programa Ambienta Moura: a cada bateria vendida uma é recolhida pela Moura para reciclagem. A embalagem era o que estava faltando para fechar este ciclo de responsabilidade completa com o que estamos produzindo e colocando no mercado”, afirma Andréa Lyra, diretora de Marketing, Produto e Comunicação Institucional do Grupo Moura.
A executiva aponta que a Moura pretende adotar o novo padrão para todas as linhas automotivas até o final de 2025 por meio de um cronograma de investimento importante em maquinários que foram desenvolvidos e patenteados especificamente para garantir o processo de automação das novas embalagens com material biodegradável.
Apenas no Brasil, estima-se que anualmente cerca de 500 toneladas de plástico provenientes das embalagens de baterias são descartadas no meio ambiente.
A elaboração da nova embalagem foi feita ao longo dos dois últimos anos, focada em solucionar uma questão ambiental que atendesse as necessidades da empresa e cumprisse com o compromisso de ampliar sua agenda ESG. O selo de sustentabilidade estampado na nova caixa traz informações sobre o impacto do plástico no meio ambiente, bem como sobre as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa.
O desenho da embalagem foi desenvolvido também com foco na diferenciação do produto no ponto de venda e na sua funcionalidade, com picotes na parte da frente que facilitam a realização de testes de carga e evitam que a embalagem seja rasgada ou retirada para tal finalidade.