Preferential Heating: Formatos complexos de recipientes obtidos com eficiência e sustentabilidade

Fabricar frascos PET ovais com alta precisão foi por muitos anos visto como algo praticamente impossível. O grande desafio era distribuir homogeneamente o material dos recipientes plásticos de formatos irregulares. A inovação veio finalmente com a sofisticada tecnologia de aquecimento Preferencial Heating. O sistema de aquecimento especialmente desenvolvido possibilitou distribuir o material pelas paredes dos frascos PET radialmente e com precisão, mesmo em formatos mais complexos, e, assim, produzir frascos com peso otimizado. A KHS, fabricante de máquinas e sistemas de Dortmund, utiliza a técnica de eficiência energética em suas soluções desde 1997. Agora, o fornecedor completo integrou o sistema em seu equipamento de última geração: o InnoPET Blomax Serie V.

Na KHS, a técnica Preferential Heating foi usada pela primeira vez no InnoPET Blomax Serie II e, mais tarde, nos modelos subsequentes Serie III e Serie IV. São cerca de 60 máquinas atualmente no mercado, a maioria delas na Europa e América do Norte. Na carteira de clientes estão, principalmente, empresas dos setores de produtos de limpeza doméstica e cuidados pessoais que fabricam itens como sabões líquidos, sabonetes, detergentes para louça, géis de banho e xampus. Além disso, o processo de aquecimento especial é utilizado na fabricação de recipientes para alimentos líquidos, como ketchup, mel, mostarda e óleo. Também os conversores contam com a tecnologia KHS.

Henkel aposta no aquecimento preferencial da KHS

Recentemente, a fabricante alemã de bens de consumo Henkel investiu em uma moldadora por sopro com estiramento da KHS com Preferential Heating para sua marca de cuidados com o corpo Fa. Outras máquinas são usadas em todo o mundo para o envasamento de amaciantes de roupas e produtos de limpeza doméstica da empresa. Graças ao investimento, a Henkel conseguiu otimizar seus processos de produção. O grupo produz agora suas próprias embalagens PET a baixo custo. Com isso, os cronogramas de produção ficam mais flexíveis. Ao mesmo tempo, a utilização de recursos diminui devido à eliminação de percursos de transporte maiores por caminhão.

A parceria é um projeto modelo, especialmente em termos de sustentabilidade e uso de recursos. Para embalagens de 250 mililitros, por exemplo, foi possível obter uma economia de material de até 14 % em comparação com os recipientes anteriores – mantendo a qualidade exigida. Além disso, as embalagens são feitas de 100 % [r]PET.

Integração com a mais nova tecnologia de moldagem por sopro com estiramento

A equipe de especialistas da KHS continua a trabalhar no Módulo Preferential Heating para deixá-lo compatível com a última geração de moldadoras por sopro com estiramento, a InnoPET Blomax Serie V. O módulo é integrado de série no forno padrão. O objetivo é que a caixa de aquecimento permaneça a mesma e seja alterado apenas o comprimento do forno para que fique proporcional à potência. Com a padronização, tem-se uma redução significativa na variedade de peças; além disso, a manutenção e a inspeção ficam visivelmente mais fáceis. As otimizações também encurtam os prazos de entrega da máquina e seus componentes. E com uma função opcional, que permite produzir recipientes ovais e redondos, a solução ganha ainda mais flexibilidade.

COMENTÁRIOS