Projeto cria solução para reciclar resíduos gerados por figurinhas da Copa
Febre entre crianças, adolescentes e até entre adultos, as figurinhas da Copa do Mundo voltam, a cada quatro anos, a ocupar o noticiário. Em geral, fala-se bastante sobre os esforços que os aficionados fazem para completar seus álbuns. Ou sobre como figurinhas mais raras se tornam valorizadas. Mas pouco se fala a respeito de um aspecto cada vez mais relevante: a destinação adequada dos resíduos gerados por esse hábito divertido.
No caso das figurinhas, o liner (o papel que é destacado na hora de colar os jogadores nas páginas do álbum), isso pode ser um problema, já que, por suas características, o material não pode ser reciclado com papéis comuns. Incomodado com isso, o economista Sérgio Talocchi resolveu buscar soluções. “Minha esposa e eu estávamos observando nossos filhos abrirem pacotes e colarem as figurinhas, o que acabou gerando uma pilha grande de resíduos”, recorda ele. “Como somos bastante ligados nessa temática, lembrei que a Natura possui um programa de coleta e reciclagem de liners, que ajudei a implantar.”
Pensando em juntar material suficiente para viabilizar a recuperação desses resíduos, o casal enviou uma mensagem no grupo do condomínio. “Em alguns dias, viralizou por São Paulo e outras cidades, e chegou até outros estados”, conta Talocchi.
De sua experiência profissional, o economista resgatou o contato com a Polpel, recicladora que transforma os liners da Natura em celulose utilizada pela MD Papéis, fabricante de papel cartão, em insumo para embalagens da própria empresa. “O Natura Card é produzido com o material recuperado pela Polpel, que tem características técnicas muito boas, como comprimento de fibras e níveis de brancura”, explica Aldinir Nascimento, gerente de operações da MD Papéis, papeleira que fecha o ciclo de reinserção dos liners descartados em materiais nobres. “Esse cartão é usado na produção das caixinhas de sabonete da linha Ekos, por exemplo.”
A atuação da Polpel nesses projetos está inserida no programa AD Circular, conduzido pela Avery Dennison, multinacional que lidera globalmente a produção de liners autoadesivos. “A Polpel foi uma empresa que nos foi apresentada dentro de um programa liderado pela Avery Dennison, que criou todas as conexões para que o liner, normalmente enviado para aterros, passasse a ser efetivamente reciclado”, lembra Talocchi.
No caso das figurinhas da Copa, a separação dos liners está sendo feita em escolas, empresas, clubes, academias e condomínios residenciais que se envolveram com a iniciativa. “A previsão é que em outubro comecem as coletas em cada um dos pontos cadastrados para centralizar todo volume antes do envio para a Polpel”, explica Sérgio Talocchi, que inicialmente planejava recolher o material de forma voluntária. “Mas o projeto tomou uma proporção grande, e isso ficou inviável. Por isso, todos são orientados a se cadastrar pelo Instagram, no link @movimentosobrenos que criamos em parceria com a @reconectta para organizar a rede que se formou.” Talocchi diz estar trabalhando para viabilizar a logística reversa não apenas em São Paulo, mas em outras regiões do Brasil.
Como é feita a reciclagem das figurinhas da Copa?
- A Polpel recebe os liners das figurinhas da copa
O liner é a base da figurinha que você destaca. Esse material pode ser reciclado e transformado em outros papéis. Você ajuda a preservar o meio ambiente ao fazer o descarte correto.
- O liner é transformado em polpa celulósica
Com a tecnologia desenvolvida pela Polpel, o silicone é retirado dos liners e recebe tratamento adequado, enquanto as fibras nobres, já limpas, são transformadas em polpa de celulose.
- A celulose é destinada à fabricação de outros papéis
A polpa de celulose recuperada na Polpel tem excelentes características técnicas, como qualidade de fibra e grau de brancura. Na MD Papéis, empresa parceira do projeto, é utilizada para fabricar papel cartão, material nobre dirigido à produção de embalagens, por exemplo.
Quer participar desse movimento?
– Separe o liner das suas figurinhas, sem deixar materiais contaminantes, como as próprias figurinhas, ou o saquinho em que elas são vendidas
– Leve o material acondicionado em sacos plásticos, para evitar que se molhe, para o endereço da Polpel, e deixe na caixa que está na frente do portão de entrada
– Receba um certificado de participação do projeto, comprovando que seus resíduos foram destinados para reciclagem
– Junte os liners das figurinhas no seu condomínio, no clube, na empresa, na escola, e amplie o alcance dessa ação positiva
– A Polpel poderá receber seu resíduo de figurinhas de segunda a sexta, das 9h às 16h, na Rua Padre Marcos, 761 – Cidade Aracilia – Guarulhos/SP.
– Estaremos recebendo o material até o dia 20 de dezembro de 2022.
– O material também pode ser enviado pelos correios ou outro tipo de transporte, para o mesmo endereço.
Quer saber mais?
Mande uma mensagem para recepcao@polpel.com
Apoio:
Avery Dennison
MD Papéis