A Gráfica 43, com sede em Blumenau (SC), chega neste mês aos 75 anos de fundação. A empresa, que começou como uma pequena papelaria, conta atualmente com o maior parque fabril Heidelberg na América Latina.
No último ano, a companhia investiu 40 milhões de reais em melhorias nos 26 mil metros quadrados de parque fabril. O maquinário de ponta e as técnicas de produção, que englobam do design à finalização das embalagens, permite a entrega de produtos de alto valor agregado, com impressões de relevos e cortes diferenciados.
“Uma das técnicas que empregamos no nosso processo de produção é a cold foil, que permite o desenvolvimento de embalagens com acabamento metalizado sem a necessidade de uso de plástico, garantindo a reciclagem total do produto”, destaca Marlo Germer, diretor-presidente da companhia.
Os investimentos e a qualidade nas entregas garantem à marca um crescimento constante, tornando-a não só uma empresa de longa história, mas de forte presença econômica. A Gráfica 43 registrou crescimento de 14% em 2020, em plena pandemia, 21% em 2021 e deve manter os 20% de crescimento neste ano – projeção esperada também para os próximos anos.
Hoje mais de 500 profissionais compõem a equipe da empresa, que tem capacidade de conversão de 2,2 mil toneladas ao mês.
Além da produção das embalagens, um dos serviços da Gráfica 43 é a montagem de kits, entregando ao cliente o produto pronto para a venda. “Identificamos essa necessidade, pois muitos clientes terceirizavam o processo de finalização, visando agilizar essa etapa. Hoje contamos com uma área de 2,8 mil metros quadrados de estoque e 1,5 mil metros quadrados de expedição de produto acabado, dando às companhias a oportunidade de enviar aos nossos cuidados os produtos a serem embalados, reduzindo processos e agilizando a entrega aos seus clientes”, comenta o diretor-presidente.
Entre as iniciativas de responsabilidade social e ambiental adotadas pela companhia recentemente estão a adoção de energia renovável para 100% da operação; o uso de 50% de tintas à base de óleo vegetal; reuso de água com sistema de captação de chuva, com 700 mil litros de capacidade; e utilização de 98% de papel certificado FSC – certificação internacional concedida a empresas que promovem o uso responsável das florestas e da conservação de seus recursos naturais.
Outro fator atrelado à política de modernização constante é o fortalecimento da atuação da Gráfica 43 no setor de embalagens primárias – aquelas ligadas ao setor alimentício, com contato direto ao produto. “Produzir esse tipo de embalagem exige um alto padrão de higiene e cuidados, muito similares ao das fábricas alimentícias. Há todo um processo para entrada na nossa área de fabricação, como o uso de roupa especial. Além disso, o fortalecimento da nossa presença nesse segmento se dá com a busca da certificação BRCGS Packaging Materials, que atesta a alta qualidade e cuidados para a produção de embalagens primárias. Estamos em fase de finalização da certificação, o que garantirá um incremento na atuação”, avalia Germer.
Fazem parte desse grupo de embalagens aquelas destinadas a chocolates, leite, bolos e congelados como pizzas e hambúrgueres.