A Beontag, multinacional expert em materiais gráficos, rótulos, etiquetas autoadesivas, além de Etiquetas Inteligentes e Soluções Touchless com a tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) – anuncia o investimento de mais 20 milhões de dólares para a implementação de uma das laminadoras mais modernas do mundo e sem paralelo no Hemisfério Sul. O equipamento, instalado dentro do parque fabril permitirá que a companhia, que já exporta para mais de 40 países, cresça ainda mais sua atuação global, oferecendo os produtos mais modernos do segmento da forma ainda mais sustentável, com menores perdas e consumo energético.
“Nos últimos anos, triplicamos nossa exportação, e o Brasil já é e será cada vez mais nossa principal plataforma exportadora dentro da companhia. O investimento feito na nova laminadora é maior do grupo em curso e certamente dará ainda mais robustez a esse processo, que hoje já representa 2/3 das nossas receitas”, diz Ricardo Lobo, CEO da Beontag.
A laminadora, de fabricação alemã, tem 82m de comprimento, velocidade de operação de 400m por minuto e largura de trabalho de 1500mm, que oferece um aumento de capacidade produtiva de 50% e, sobretudo, excelência. O maquinário foi projetado para produzir diferentes tipos de itens do portfólio da companhia, com pequenas e rápidas trocas, proporcionando ainda mais agilidade nas entregas. A laminadora possui, também, um sistema adesivo duplo, capaz de fornecer produtos tanto em hotmelt quanto acrílico, sistema de secagem de última geração e um método de detecção de defeitos superficiais.
“Estamos há aproximadamente cinco anos debruçados neste projeto. Para suportar essa expansão, foram criadas diversas áreas na empresa, Engenharia de Projetos e Processos, mas também expandimos e qualificamos áreas como Manutenção, Utilidades, P&D, Qualidade, Custos, Produção, dentre outros. Falando em números, foram gerados mais de 200 empregos diretos, fora os indiretos. E outras contratações adicionais estão previstas para os próximos meses”, afirma Guilherme Bruschi, Vice-Presidente Industrial da Beontag.
A Beontag, que figura entre as 10 maiores empresas do mundo no segmento de Laminação, atua com capacidade de produção de 800 milhões de m2/ano, e espera alcançar a marca de mais de 1 bilhão de m2, se concretizar as novas aquisições globais.
Em termos de faturamento, a companhia prevê faturar até o final desse ano, considerando suas duas frentes de negócio, cerca de 500 milhões de dólares, podendo subir para 600 milhões, com as concretizadas de novos businesses que estão em fase avançada. De acordo com Pedro Christ, CFO, o panorama tende a se confirmar o mais breve possível. “Já temos alguns investimentos mapeados em diversas empresas do grupo e queremos aumentar nossa capilaridade em uma escala global. Isso só é possível com novos investimentos em geografias em que sabemos que podemos crescer de forma exponencial”, estima Christ.
A holding mantém em seu portfólio mais de 13 empresas, todas estão distribuídas nos continentes Americano, Europeu e Asiático. Trazendo em seu portfólio global mais de 2 mil produtos, fabricados em mais de 68 mil metros de área, correspondente ao seu parque fabril, em mais de 12 pontos físicos distribuídos nos três continentes, e, gera diretamente mais de dois mil empregos.
No Brasil, a holding Beontag teve início em 2011 com a fusão de duas grandes empresas: a Colacril e a RR Etiquetas. Nesse mesmo ano, a Beontag passou a integrar um fundo de Private Equity.