Cemil adota solução de rastreabilidade da SIG

A fabricante de laticínios Cemil, adotou a solução PAC.TRUST da SIG, em sua operação na cidade de Patos de Minas, interior de Minas Gerais, para gerenciar toda a sua cadeia logística em tempo real.

Com o sistema, a Cemil pode fazer a rastreabilidade do produto por meio de um sistema automatizado, ao monitorar os volumes desde a saída da embalagem da linha de envase até a entrega nos pontos de venda. Essa digitalização completa do processo logístico elimina a necessidade de coleta manual de dados e revalidações, o que ameniza erros e desvios por registro incorreto. A solução permite que a fabricante reduza o tempo em medidas e ações de rastreabilidade, simplifique as auditorias e traga ainda mais segurança a todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos.

O processo de rastreabilidade escolhido pela Cemil começa após o envase das embalagens cartonadas. Cada item é codificado individualmente com um código 2D que se refere aos dados do lote e ao tempo de envase. Na paletização, uma etiqueta é atribuída a cada palete com um código QR único que permite relacionar os dados dos produtos ali contidos à etiqueta de identificação e monitorar eletronicamente sua movimentação em tempo real através da leitura e distribuição das ordens de serviço, que atualmente são monitoradas durante todo o ciclo de armazenamento e transporte até o ponto de venda. Em resumo, o sistema oferece uma “visão de raio-X” de toda a distribuição, o que permite identificar possíveis gargalos logísticos. 

Para Carlos Rios, Gerente de Soluções Digitais da SIG América do Sul, essa solução proporciona uma melhor gestão de toda a cadeia logística, além de mais segurança para seus cliente. “A parceria com a SIG e a utilização da solução digital PAC.TRUST trazem à Cemil melhor controle e maior produtividade, além de total visibilidade da cadeia logística, facilitando o recall de qualquer produto”, ele diz.

A nova solução também foi uma tentativa da Cemil de se adaptar às novas exigências dos varejistas, que demandam cada vez mais processos de rastreabilidade eficientes dos fornecedores.

COMENTÁRIOS