A Braskem abre as inscrições para a 9ª edição do Desafio de Design, até 24 de outubro, pelo site www.desafiodedesign.com.br. O projeto é direcionado a profissionais da área de Design, que serão desafiados a resolver problemáticas relacionadas a embalagens seguindo os conceitos Design for Environment (DfE), Análise de Ciclo de Vida (ACV) e economia circular, na busca por reduzir os impactos ambientais e oferecer uma experiência de consumo ainda melhor.
Os escolhidos serão desafiados a encontrar soluções para os parceiros: Grupo Boticário, para proposta de embalagem inovadora e sustentável para refil de hidratantes das marcas do grupo; e Suvinil, para repensar a embalagem de tintas com intuito de trazer uma experiência de uso melhor aos consumidores, mantendo a premissa do projeto de chegar em um modelo mais sustentável.
“A iniciativa proporciona aos participantes, clientes e parceiros uma experiência única e efetiva oportunidade de implementar o conceito de economia circular em embalagens através de metodologia ágil e colaborativa. Enxergamos o Desafio de Design como ferramenta de aproximação entre os diferentes públicos, como jovens profissionais de design, as equipes de marketing e P&D de grandes marcas de consumo e a cadeia produtiva da embalagem, para o desenvolvimento de ideias inovadoras, de impacto socioambiental e com fit de mercado”, explica Yuri Tomina, gerente de Desenvolvimento de Mercado & PE Verde para Embalagens e Bens de Consumo da Braskem.
A ideia vencedora, avaliada de acordo com critérios pré-estabelecidos, receberá um prêmio de R$ 20 mil. Entre os critérios de avaliação das propostas estão inovação, viabilidade de implementação e verificação através da ferramenta de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que comprovarão a redução do impacto ambiental e maior sustentabilidade dos projetos apresentados em relação às atuais embalagens.
Por conta da pandemia da covid-19, pelo segundo ano, todas as etapas acontecem no formato 100% digital, o que possibilitará a participação de profissionais de todo o território brasileiro. Como pré-requisito, é necessário ser formado em Design ou Engenharia com especialização em Design de Embalagens, entre 2015 e 2020.
Nas edições anteriores, a Braskem contou com a parceria das empresas da Kimberly-Clark, Colgate, BRF e Grupo Boticário. Na edição de 2020, o Desafio de Design Braskem desenvolveu para o Grupo Boticário, por exemplo, embalagem de batom 76% mais sustentável em comparação à que estava disponível no mercado. Já em 2019, o projeto chegou a uma proposta 78% mais sustentável para o tubo de creme dental da Colgate.
“O Grupo Boticário está comprometido com a inovação, seja para criar soluções mais sustentáveis para nossos produtos, seja no investimento em projetos de inovação aberta como o Desafio de Design Braskem. Já é o segundo ano consecutivo de patrocínio e estamos confiantes de que o retorno será extremamente positivo, assim como foi anteriormente. Por isso, convidamos todos os designers e especialistas em embalagens a se unirem a nós neste movimento em prol do planeta”, afirma Alexandre Silva, Gerente Senior de Design, Inovação e Pesquisa de Produtos do Grupo Boticário. “Na Suvinil temos a inovação e a sustentabilidade parte fundamental do nosso DNA. O ingresso no Desafio de Design Braskem em 2021, ano no qual completamos 60 anos de mercado, reforça este comprometimento e ainda nos dá a oportunidade de valorizar este profissional, dando voz e espaço aos criativos brasileiros, para que colaborem com projetos inovadores dedicados a embalagens de tintas. A ideia central dessa parceria é gerar grande conexão de valorização do design nacional, melhorar a experiência do nosso consumidor e contribuir com um modelo mais sustentável e equilibrado para o meio ambiente”, comenta Renato Firmiano, diretor de Marketing na Suvinil.