A Natura firmou parceria com a MD Papéis e a Polpel para o fechamento do ciclo do liner (camada de papel que protege o adesivo dos rótulos autoadesivos antes da aplicação)de forma sustentável, por meio do programa AD Circular, da Avery Dennison. A iniciativa utiliza o conceito de economia circular, que consiste na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Além de ser ecologicamente correto, por evitar que os resíduos de liners sejam descartados em aterros ou enviados para incineração, o recurso auxilia as empresas a atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da logística reversa.
Outro benefício é que, após o processo de reciclagem, o liner se torna papel novamente e pode ser consumido pela empresa que gerou esse resíduo. A iniciativa traz vantagens para diversos mercados, como o de papel, embalagem e rotulagem, e já possui parceiros de renome, como a Natura, maior multinacional brasileira de cosméticos, e a MD Papéis, fabricante de papel cartão para atender o mercado gráfico.
Essa ligação dos diversos pontos da cadeia foi possível a partir do trabalho desenvolvido pela Avery Dennison que, por meio do Projeto AD Circular, vem trabalhando em parceria com a Polpel na busca do fechamento do ciclo do liner. A cooperação com a Natura, para envio do liner e processo de reciclagem, vem desde 2017, e com a MD, desde o final do ano passado. “O processo inicia quando a Natura envia seus resíduos de liners para a Polpel que, com tecnologia exclusiva, produz uma celulose reciclada e certificada. Este produto é enviado a MD Papéis, que produz o papel cartão da Natura, fechando assim o ciclo desse material”, explica Ailton Alves, diretor da Polpel. Dessa maneira, os resíduos de liners gerados na Natura são reaproveitados na fabricação de suas embalagens.