A AB InBev desenvolveu na Europa a garrafa de cerveja long neck mais leve do mundo em uma linha de produção comercial. A cervejaria, proprietária de marcas como Budweiser, Stella Artois, Corona, Beck’s e Leffe, conseguiu reduzir o peso de sua garrafa long neck padrão de 180 gramas para 150 gramas, diminuindo suas emissões de CO2 em 17% por garrafa. Com a embalagem representando, em média, 50% da pegada de carbono do produto, a inovação é uma parte importante das Metas de Sustentabilidade da AB InBev, que incluem a redução de 25% nas emissões de CO2 em sua cadeia de valor até 2025.
A inovação mundial – desenvolvida no Centro de Tecnologia e Inovação Global da cervejaria, GITEC em Leuven, na Bélgica – combina diferentes tecnologias para oferecer uma garrafa mais sustentável, enquanto mantém uma embalagem segura para cerveja.
“Levar nossas garrafas menor ao peso tem sido uma prioridade por muitos anos na AB InBev e essa nova embalagem mais leve é um importante avanço ambiental e tecnológico, permitindo-nos diminuir a pegada de carbono da garrafa de vidro”, explicou Frederik De Graaf, diretor global de Desenvolvimento e Tecnologia de Embalagem na AB InBev.
O projeto tem seus desafios, no entanto. “Qualidade e segurança não são negociáveis e todas as inovações em embalagens passam por testes extensivos antes de ser lançadas no mercado”, acrescentou Frederik. “Ao reduzir o peso da garrafa, enfrentamos desafios de resistência – a cerveja é uma bebida carbonatada, e a pressão interna pode aumentar devido à expansão do gás sob certas condições de calor. Também precisamos estar atentos à velocidade de nossas linhas de enchimento, induzindo altas forças de impacto nas garrafas. Em última análise, uma combinação de equipamentos de última geração, operadores qualificados e melhorias de processo estão nos ajudando a alcançar essa inovação.”