A Bunge apresenta a embalagem de óleo de soja mais leve do mercado brasileiro. A nova garrafa de PET de 900 mililitros do óleo de soja Soya pesa apenas 14 gramas – quatro gramas a menos do que as atuais – o que representa uma redução de peso de 22%.
A garrafa foi desenvolvida pela Amcor, e representa a entrada da fabricante de embalagens no mercado de óleo comestível no Brasil. A Amcor respondeu ao desafio que a Bunge propôs aos seus fornecedores, desenvolvendo uma garrafa de 14 gramas.
“Essa nova garrafa é uma enorme conquista tecnológica porque pudemos reproduzir o formato e as especificações da garrafa atual, porém com uma importante redução de peso”, diz Ivan Assenço, coordenador de processo de P&D da Amcor.
A redução de peso é um diferencial importante no mercado de óleo comestível. A Amcor desenvolveu uma nova preforma que manteve o mesmo formato de garrafa, ao mesmo tempo em que otimizou a resistência na carga vertical, a espessura da parede, a distribuição de materiais e a resistência a empilhamento. A garrafa exigia uma alta taxa de estiramento, então a equipe da Amcor conduziu um estudo de análise de elementos finitos (FEA) para otimizar o projeto e atender aos requisitos de espessura de parede. Para o consumidor, o redesign também mantém a mesma experiência de aparência, sensação e manuseio. “Durante um projeto de desenvolvimento de três anos altamente focado, aproveitamos nossa expertise em P&D, design e engenharia para criar uma garrafa única para óleo comestível”, explica Assenço.
“Nesse projeto, tivemos muitos desafios, desde o projeto de uma garrafa com menos plástico até a introdução de novas tecnologias de envase em nossas plantas, mas o resultado foi excelente”, afirma Paulo Silvério, diretor de compras da Bunge no Brasil. A garrafa com redução de peso oferece benefícios de sustentabilidade reduzindo o uso de matérias-primas em cerca de 4,4 toneladas de material por ano. Como resultado, a Bunge melhorou suas eficiências de produção e reduziu os custos de transporte.