O setor de latas de alumínio para bebidas, que vinha de um excelente resultado em 2019, com crescimento de 13,7% em relação a 2018, sofreu forte abalo por causa da pandemia mundial do coronavírus. Os resultados que prometiam ser positivos foram afetados com uma queda de vendas de 3,8%. Mesmo assim, na análise dos resultados de vendas do primeiro semestre de 2020, a cerveja em lata teve uma alta de 0,6%. Em 2019, a cerveja respondia por 55% das bebidas envasadas em latas, e em 2020 cresceu para 70%. Apesar da queda de vendas no mês de abril, a partir de maio as vendas voltaram a crescer e em junho deste ano bateram recorde. As vendas das latas passaram a ser offtrade, em atacarejos, hipermercados e lojas de conveniência, onde o consumidor compra e leva para casa.
O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, acredita que o consumidor brasileiro está mudando alguns hábitos. “A boa notícia é que estas novas escolhas trazem os fatores da segurança, equilíbrio, praticidade, qualidade e meio ambiente, justamente tudo que a lata oferece”, afirma. Para Cátilo, os próximos meses serão de ponderação. Ele diz que, aiinda que tenhamos uma retomada gradativa, será um período de observar o mercado. “Estaremos saindo de uma crise mundial sem precedentes. Por isso, é preciso ponderar os impactos sofridos pela sociedade e a necessidade de que todos os entes atuem com uma postura construtiva”, pondera.