A fabricante alemã de produtos para a pele Beiersdorf tem a meta de minimizar, desacelerar, reduzir e fechar seus ciclos de materiais. Com foco em embalagens plásticas, a maior marca global da Beiersdorf, a Nivea, lança sua primeira estação de recarga de sabonete líquido. O protótipo, que está em lojas selecionadas da DM em Hamburgo e Ettlingen, na Alemanha, testará o uso de garrafas reutilizáveis com os consumidores. A máquina foi projetada por uma equipe multifuncional do departamento de desenvolvimento global de embalagem e P&D da Beiersdorf.
“Primeiro, tivemos que entender e definir a experiência do consumidor para projetar uma solução holística”, explica Caroline Zia, desenvolvedora sênior de fórmulas na Beiersdorf. “Embora o conceito de recarga não seja totalmente novo, a categoria de cuidados pessoais ainda não se orgulha do uso generalizado dessa tecnologia. Tivemos que identificar o melhor cenário possível para o consumidor e para a sustentabilidade. Nem todas as formulações são adequadas para o conceito de refil. As formulações precisam suportar a carga adicional de refilagem, e tivemos que escolher cuidadosamente nossos produtos após extensos testes internos. A máquina também teve de ser programada para protocolos de limpeza adicionais. Dessa forma, podemos garantir vários ciclos de enchimento e ainda atender aos nossos critérios de segurança e sustentabilidade”, diz ela.
Marta Suslow, designer do departamento de embalagens da Beiersdorf, acrescenta que, o design industrial da máquina teve de ser esboçado. “Delineamos com sucesso as rotas possíveis e ajustamos o conceito vencedor de acordo com os requisitos internos do varejista. Nossa principal intenção era criar uma experiência de usuário fácil e diferenciada”, conta a designer. “Por exemplo, decidimos usar a luz como suporte visual para orientar os usuários. Sempre que uma das garrafas de refil for enchida ou um código de barras for impresso, as luzes de LED integradas fornecem feedback ao consumidor”, explica Marta.
“Devido ao tempo e orçamento limitados, percebemos o produto mínimo viável e deixamos de fora muitos dos recursos que tínhamos originalmente em mente”, relata Bernhard Felten, especialista em prototipagem de embalagens da Beiersdorf. “Ainda usamos uma escala para controlar o enchimento, um leitor de código de barras/QR para lidar com a codificação do lote, escolha da fórmula e ciclos de recarga, bem como bombas sofisticadas, luzes que mudam de cor, uma impressora de etiquetas e um microcontrolador programado para garantir a integração de todas as funções necessárias em uma estrutura de alumínio coberta com chapas de aço revestido. O resultado final proporciona uma experiência de recarga fácil e segura para nossos consumidores”, ele ressalta.
As garrafas de refil são produzidas com PET reciclado. “Portanto, o consumidor não só experimentará a ideia de reutilização ao participar de nosso projeto piloto, mas também fará parte de um ciclo de reciclagem, já que reciclaremos as garrafas devolvidas novamente após a fase de teste”, pontifica Marta Suslow.
A fase de teste do projeto piloto ocorrerá durante seis a oito meses em lojas DM selecionadas em Hamburgo e Ettlingen. O objetivo da Beiersdorf é entender a aceitação do consumidor e obter conhecimento sobre a usabilidade e manejo da cadeia de suprimentos.