A Unilever está incrementando seu modelo aberto de inovação para embalagens e outros produtos com o lançamento de um novo site global de inovação aberta (open innovation) na internet.
O site foi desenvolvido para ajudar a empresa anglo-holandesa encontrar novas tecnologias que lhe permitam atingir sua meta de dobrar de tamanho até 2020, e ao mesmo tempo reduzir o seu impacto ambiental global.
A Unilever cita a embalagem como uma tecnologia chave para o site de inovação aberta. A empresa anunciou que procura soluções para embalagens mais leves e mais sustentáveis, e que irá cortar peso, quantidade e resíduos das embalagens de seus produtos.
Outros objetivos da companhia listados no site são encontrar tecnologias para levar água potável às populações mais pobres do mundo de forma barata; criar ingredientes ativos de produtos de limpeza que matem vírus; desenvolver produtos de lavanderia e tecnologias que melhoram a lavagem utilizando temperaturas mais baixas e menos água; e reduzir a quantidade de sódio nos alimentos sem afetar o sabor dos seus produtos.
O diretor de inovação aberta da Unilever, Roger Leech, afirma que as equipes de pesquisa e desenvolvimento global da empresa “constantemente apresentam inovações que mantêm a Unilever na vanguarda do desenvolvimento de produtos e de design”.
“Mas sabemos que o mundo está cheio de pessoas brilhantes com idéias brilhantes, e estamos constantemente procurando novas maneiras de aproveitar este potencial”, conclui o executivo.