A cerveja Brooklyn Lager amplia sua atuação no Brasil e passa a ser vendida também em lata, seguindo uma tendência iniciada no ano passado pela Brooklyn Brewery com a Brooklyn East Ipa. “Há uma visão, cada vez mais desmistificada, que as melhores cervejas artesanais vêm em garrafas. Mundialmente, no entanto, é muito comum ver grandes cervejarias optando pela lata: além de ser mais prática para transporte, o formato também preserva mais o frescor e as propriedades da bebida” explica Iron Mendes, CEO da Brooklyn Brasil e da cervejaria curitibana Maniacs, responsável pela produção dos rótulos da empresa norte-americana no país – através de um meticuloso e criterioso processo de controle de qualidade em parceria com a equipe de NY para garantir a preservação do sabor único das cervejas da marca.
Entre as características principais da Brooklyn Lager chama a atenção sua coloração mais escura, seu amargor e, é claro, seu aroma robusto. Historicamente, isso também tem um motivo: o movimento das cervejas artesanais nos EUA foi, também, uma resposta às cervejas comerciais leves e claras que dominavam o mercado à época. Neste contexto, a Brooklyn foi revolucionária ao apresentar sabores que contrastavam com o que era antes comum nas prateleiras.
“Para produzir em lata, é necessário ter um grande volume envolvido, para viabilizar a operação financeiramente. Como o mercado brasileiro de cervejarias artesanais ainda é jovem, a venda em chope, garrafas e growlers ainda é muito mais popular. Mas isso está mudando, já que o público está se habituando cada vez mais a consumir cerveja artesanal, o que reflete no crescimento das cervejarias artesanais independentes. É o nosso caso”, afirma o CEO Iron.