Idealizado pela fabricante de bebidas Diageo, o programa de reciclagem Glass is Good acaba de ultrapassar a marca de 20 mil toneladas de vidro reciclado. O número equivale a mais de 40 milhões de garrafas. Realizado desde 2010, o projeto beneficia e traz renda para mais de 500 cooperados das cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
“Temos muito orgulho desse programa. Termos atingido a marca de mais de 40 milhões de garrafas recicladas reforça a importância de programas de logística reversa. O vidro é infinitamente reciclável e, atualmente, apenas 47% é reaproveitado. Esse é um cenário que queremos ajudar a mudar”, afirma Daniela De Fiori, diretora de relações corporativas da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).
O Glass is Good é uma iniciativa que contribui para a destinação adequada do vidro e reúne os maiores fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo. Liderado pela Diageo, o projeto tem como parceiros Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois. Também conta com a parceria de 180 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos, onde o vidro é separado e coletado pelas cooperativas de reciclagem.
O material triturado pelas cooperativas é encaminhado à Owens Illinois com 100% de aproveitamento na produção de novas embalagens de vidro.