Soya ganha nova identidade visual

SOYA (branco)

A família de óleos vegetais Soya, da Bunge, ganha nova identidade visual. A reformulação da linha ficou a cargo da Narita Design & Strategy. “A ideia era trazer leveza e códigos de bom humor para a embalagem, sem abrir mão da forte identificação visual conquistada no PDV junto a milhares de brasileiros, por meio do color code vermelho”, explica Mário Narita, CEO.

Para isso, a agência utilizou seu método proprietário de investigação, denominado “Processo Límbico”. Trata-se de uma ferramenta que parte de uma série de estímulos visuais, elaborados por um time multidisciplinar, com o objetivo de identificar quais as formas, cores e ideias que acionam o sistema límbico (região cerebral responsável pelas nossas emoções) do público-alvo. Dessa forma, segundo a agência, é possível investigar o comportamento humano por trás do processo de compra e desenvolver a estratégia e o design voltada para performance.

Para entender a evolução que seria adotada no novo design da marca, foram feitas oficinas de co-criação com o público desejado para investigação: mulheres de perfis distintos e que possuíam uma relação diferente com a cozinha e os alimentos, das mais tradicionais às mais saudáveis.

Após uma série de estímulos visuais, etapa integrante do Processo Límbico, foram levantados insights na investigação que remetiam a essa sensação de bom humor desejada, como, por exemplo, a necessidade de variedade de cor, fluidez e movimento no resultado final. “Também foi nesse processo de comer e conversar que descobrimos quais combinações de alimentos mais encantavam e emocionavam as consumidoras, com uma apresentação que unia sabor e saúde, na medida certa”, detalha Fernando Quintas, diretor de criação.

O logotipo também foi redesenhado e incorporou traços que remetem à sensação do aroma de comida recém preparada, percepções elaboradas pelas próprias participantes das oficinas. No fundo, o dourado se somou a uma sútil textura de gotas, criando movimento e enriquecendo o visual. Já os ícones de benefícios foram agrupados e localizados em uma área nobre da embalagem, para facilitar a leitura e ressaltar a qualidade da marca.

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