O aliviamento de peso de embalagens, para redução de custos e do impacto ambiental da produção, não é uma preocupação exclusiva dos grandes players em bens de consumo. Empresa de águas sediada em Dona Euzébia, na Zona da Mata mineira, a Hélios adotou uma garrafa de PET mais leve com capacidade de 500 mililitros. Graças a uma parceria com a Plastipak, a engarrafadora conseguiu substituir uma preforma de 13,9 gramas por uma de 9,7 gramas.
A troca permitirá à Hélios consumir 200 toneladas a menos de plástico por ano. Esse volume de matéria-prima equivale a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500 mililitros. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve”, comenta Dinis Mota, diretor-geral da Plastipak Brasil.
Segundo Mota, a Plastipak deu apoio técnico à Hélios durante o desenvolvimento da estrutura e do desenho do novo recipiente, fundamentais para a obtenção da resistência adequada e de um bom desempenho. A adoção do novo formato implicou também mudanças na tampa e adaptação do processo fabril. Além da minimização de uso de matéria-prima, a instituição da preforma mais leve gerará economia de combustível durante o transporte.
Toneladas a menos
20/02/2017