A linha Cuide-se Bem, de produtos para corpo e cabelos, de O Boticário, conquistou o título de beleza sustentável na categoria “Embalagem”, concedido pela Organic Monitor. A premiação é um reconhecimento dos esforços implementados pela indústria mundial de beleza e cosméticos para tornar seus negócios cada dia mais sustentáveis. O anúncio dos vencedores foi realizado em Paris, durante a edição europeia da Cúpula Cosméticos Sustentáveis.
A linha foi relançada com as novas embalagens que combinam tecnologia e sustentabilidade, adotando o Plástico Verde I’m green, da Braskem, feito à base de cana de açúcar. Os frascos e bisnagas têm as mesmas características dos feitos com polietileno tradicional, mas graças à tecnologia evitarão a emissão de cerca de três mil toneladas de CO2 por ano, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. E para dar visibilidade as boas práticas ambientais, O Boticário criou o ícone “Com Plástico Vegetal”, que indica a origem da embalagem.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento inédito. Em cada lançamento, o Grupo Boticário estimula a inserção de práticas de sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. Pensamos em novas soluções para as embalagens, fórmulas e processos que gerem impactos positivos no planeta e benefícios maiores para as pessoas. Esse reconhecimento é o resultado do engajamento de diversas áreas, como o marketing, pesquisa e desenvolvimento, suprimentos e sustentabilidade”, afirma Vanessa Machado, Diretora de Identidade Organizacional do Grupo Boticário, que participou da entrega da premiação.
As embalagens dos 39 frascos e bisnagas têm o etanol da cana de açúcar como matéria-prima, além de peso reduzido. De acordo com Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem, a adoção das novas embalagens permite melhorar a vida das pessoas, por meio da química e do plástico. “Compartilhar essa iniciativa com empresas líderes em seus setores e claramente comprometidas com a promoção da sustentabilidade é muito importante para a companhia e para o desenvolvimento desse negócio”, afirma.