O modelo em rPET com liner reciclado reduz a pegada de carbono é 100% reciclável, mantém suas propriedades e é mais resistente à abrasão, ideal para viagens longas

A fabricante de fertilizantes Cibra, em parceria com a Packem e a Ambiental, unidade de negócios da JBS, apresenta seu novo modelo de big bag sustentável (embalagem para armazenamento e transporte de insumos agrícolas), feito 100% de resina PET reciclada (rPET), proveniente de garrafas PET pós-consumo e liner feito em PE reciclado (rPE).
A empresa é a primeira empresa a adotar este big bag com liner em polietileno reciclado. As emissões de GEE deste novo big bag da Cibra, quando comparado aos modelos convencionais, atinge uma redução de até 70%. Essa inovação não apenas diminui significativamente a pegada de carbono da embalagem, mas também reduz a dependência de plásticos virgens, alinhando-se às metas globais de descarbonização.
Além disso, o PET, por ser um plástico de engenharia, oferece vantagens como resistência aos raios solares sem a necessidade de aditivos anti-UV, manutenção do formato devido às suas propriedades estruturais, e maior resistência à abrasão, tornando-o ideal para longas viagens, e 100% de reciclabilidade.
Em conjunto com a Ambiental e a Infinity, a Cibra também desenvolve o processo “bag-to-bag”, no qual as embalagens de polipropileno são coletadas, recicladas e transformadas em novas embalagens, promovendo a economia circular.
“Desde 2024, contamos com mais uma parceria com a Packem, dessa vez para fomentar a reciclagem de garrafas PET. Atualmente, a unidade de Uberaba (MG), além de lacres e tampas, também arrecada essas garrafas, vendidas para a Packem e transformadas em big bags rPET. O valor obtido com essa venda também é revertido para a compra de cadeiras de rodas, ampliando ainda mais o impacto positivo da campanha e reforçando o compromisso da Cibra com a responsabilidade social e ambiental”, diz Osvaldo Pessan Júnior, head de ESG da Cibra.